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O destino turístico Petrópolis (RJ) na percepção do ecoturista da Travessia Petrópolis – Teresópolis (PARNASO)
 
     O destino turístico Petrópolis (RJ) na percepção do ecoturista da Travessia Petrópolis – Teresópolis (PARNASO)
     The tourist destination Petrópolis (RJ) in the perception of the ecotourist at Petrópolis – Teresópolis Crossing (PARNASO)
     


Autor(es):
Pitzer, Luana da Silva
Pessoa, Fernando Amaro


Periódico: Revista Brasileira de Ecoturismo

Fonte: Revista Brasileira de Ecoturismo (RBEcotur); v. 15 n. 5 (2022): novembro/2022-janeiro/2023

Palavras-chave:
Ecoturismo; Marketing de Lugar; Parque Nacional


Resumo: Esse estudo busca entender como o ecoturista da Travessia Petrópolis - Teresópolis percebe o destino turístico Petrópolis (RJ). A escolha pela cidade de Petrópolis se deu por sua consolidação como destino histórico de prestígio, com enorme potencial para as práticas de montanhismo e uso público das suas unidades de conservação. A Travessia faz parte do Parque Nacional da Serra dos Órgãos, sendo o principal receptor de ecoturistas do município. Com uma grande beleza cênica, é considerada uma das belas travessias do Brasil e traz para a cidade uma demanda turística nacional e internacional. Com isso, optou-se por analisar o olhar pós experiência, a fim de entender as percepções sobre o marketing de lugares realizado pela destinação, consumo de outros segmentos turísticos, e um breve perfil dos respondentes. O procedimento de investigação utilizado foi um questionário online com 12 questões, exclusivo para pessoas que já realizaram a trilha e não residentes em Petrópolis, resultando em 147 respostas. Obtivemos um perfil médio de respondentes adultos, com idade entre 25 e 50 anos, residentes do estado do Rio de Janeiro. Em relação a Travessia, grande parte dos turistas só fizeram a trilha uma vez, não pernoitando na cidade antes de entrar no Parque. O destino tem um destaque nas campanhas promocionais pelo fator histórico, tendo um posicionamento de Cidade Imperial. Descobriu-se que 78% dos ecoturistas já visitaram os atrativos cartões postais, ou seja, produtos histórico-culturais, e também estão satisfeitos com esse posicionamento. A falta de divulgação foi a reclamação de muitos turistas, não só do ecoturismo, mas de outros atrativos e do destino. No geral, o turismo de Petrópolis é elogiado, percebido pelos ecoturistas como um destino repleto de belezas, sejam elas históricas ou naturais. As conclusões sinalizam ainda que o posicionamento de mercado garantido por Petrópolis produz um direcionamento do olhar do turista para o patrimônio histórico. Porém, o ecoturismo ainda carece de estratégias de marketing para desenvolver o potencial que as montanhas do município oferecem para a visitação turística.