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A importância da gestão do lixo para o turismo em Porto de Galinhas (PE)
 
     A importância da gestão do lixo para o turismo em Porto de Galinhas (PE)
     The importance of garbage management for tourism in Porto de Galinhas (PE, Brazil)
     


Autor(es):
Bezerra, Thales Queiroz
Cabral, Bárbara Danielle Pessoa
Oliveira, Kelven Santos de
Silva, Tiago Filipe da


Periódico: Revista Brasileira de Ecoturismo

Fonte: Revista Brasileira de Ecoturismo (RBEcotur); v. 15 n. 5 (2022): novembro/2022-janeiro/2023

Palavras-chave:
Sustentabilidade; Turismo de sol e mar; coleta seletiva


Resumo: O turismo, como uma das atividades mais produtivas do mundo, deveria levar em consideração a quantidade de pessoas que frequentam determinado destino para um planejamento adequado. Quando falta esse planejamento, e um determinado destino tem uma procura aumentada, a tendência é que, entre outras coisas, aconteça um alto nível de degradação ambiental e geração de resíduos. Este trabalho teve como objetivo, entender a gestão do lixo realizado pelo poder municipal, identificar as iniciativas dos empreendimentos de hospedagem sobre o tema, avaliar a percepção dos turistas e sugerir uma campanha de educação ambiental sobre o descarte regular e coleta do lixo na praia de Porto de Galinhas (PE), considerado um dos principais destinos do chamado turismo de Sol e Mar no Nordeste do Brasil. Para tal, comparou-se o que a gestão municipal realiza e o que dizem os especialistas sobre o tema; Coletou-se informações junto aos meios de hospedagem para saber que iniciativas eles realizam e se existem incentivos oferecidos pelo poder público. Por fim, entrevistou-se alguns turistas, para de entender o perfil de quem frequenta a praia e sua percepção sobre o descarte do lixo no local. Os resultados mostraram que a gestão da cidade de Ipojuca tem a intenção de trabalhar o turismo de forma sustentável, mesmo demonstrando iniciativas incipientes. Quanto aos meios de hospedagem, a maioria já possui o hábito de práticas sustentáveis com diversas ações e dizem não receber muitos incentivos dos gestores públicos. Sobre os turistas, a maioria não conseguiu perceber lixeiras suficientes, sobretudo de coleta seletiva para atender a demanda e que os meios de hospedagem e o comércio não parecem se preocupar tanto com a sustentabilidade.