Publicações de Turismo
Nova busca:        


A construção de produtos turísticos alternativos na comunidade de San Francisco Oxtotilpan, México. Estudo sobre os valores e significados da população
 
     A construção de produtos turísticos alternativos na comunidade de San Francisco Oxtotilpan, México. Estudo sobre os valores e significados da população
     The construction of alternative tourism products in the community of San Francisco Oxtotilpan, Mexico. Study on the values and meanings of the population
     La construcción de los productos turísticos alternativos en la comunidad de San Francisco Oxtotilpan, México. Estudio sobre los valores y significados de la población


Autor(es):
Zarza Ballina, Joana
Osorio García, Maribel
Mantecón, Alejandro


Periódico: Pasos - Revista de Turismo y Patrimonio Cultural

Fonte: PASOS Revista de Turismo y Patrimonio Cultural; v. 20 n. 5 (2022): PASOS Revista de Turismo y Patrimonio Cultural; 1129-1142

Palavras-chave:
Comunidade rural; Turismo; Ethos; Processos sociais; México


Resumo: Na concepção dos produtos turísticos, é comum considerar factores técnicos e características físicas do território, que influenciam o processo, mas pouca atenção tem sido dada aos factores sociais, que desempenham um papel central na formação dos produtos; portanto, o objectivo deste documento é identificar os valores socioculturais e os significados dos habitantes de San Francisco Oxtotilpan, um ejido líder na actividade turística da Área de Protecção da Flora e Fauna do Nevado de Toluca, México. Para a análise em questão, a Fenomenologia Sociológica de Alfred Schütz foi escolhida para revelar o 'ethos' dos habitantes, utilizando como metodologia a investigação qualitativa e a técnica de entrevista aprofundada, concluindo na identificação do chamado 'ethos campesino indígena', que pode ser dividido num perfil 'tradicional' e num perfil 'renovado', que é decisivo na construção de produtos turísticos.