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O folclore como recurso na construção da imagem turística do Alto Minho (Portugal)
 
     O folclore como recurso na construção da imagem turística do Alto Minho (Portugal)
     The folk as a resource in the construction of the tourism image of Alto Minho (Portugal)
     El folclore como recurso en la construcción de la imagen turística del Alto Minho (Portugal)


Autor(es):
Gonçalves, Maria Odete
Gonçalves, Eduardo


Periódico: Pasos - Revista de Turismo y Patrimonio Cultural

Fonte: PASOS Revista de Turismo y Patrimonio Cultural; v. 20 n. 5 (2022): PASOS Revista de Turismo y Patrimonio Cultural; 1219-1228

Palavras-chave:
Folclore; autenticidade; destino turistico; Identidade


Resumo: Os objectivos da investigação centram-se no estudo e avaliação do folclore como um recurso importante que molda a imagem do Alto Minho (Portugal). Pretendemos analisar as repercussões da utilização destas manifestações de cultura popular na formulação da imagem do destino. Também pretendemos saber até que ponto estas manifestações folclóricas alargaram a sua função de afirmação da identidade cultural da comunidade de acolhimento. E como discutir uma possível desconstrução da identidade provocada pelo turismo? O desenho da investigação segue uma matriz etnográfica com o uso de metodologias dedutivas. O fio narrativo apresenta uma dualidade na forma como o folclore é concebido, cuja análise se centra no confronto e sobreposição do padrão chamado 'recomposição de paradigma' vs. 'estilização', o primeiro formulando o folclore como uma representação de costumes e tradições do passado, o segundo expressando-o como um 'objecto' em si mesmo.