Publicações de Turismo
Nova busca:        


Motivações do público homossexual na escolha dos destinos turísticos
 
     Motivações do público homossexual na escolha dos destinos turísticos
     
     


Autor(es):
Dias, Italo Salusto Tonette
Oliveira, Brigitte Renata Bezerra de
Lucian, Rafael
Barbosa, Maria de Lourdes de Azevedo
Kovacs, Érica Piros


Periódico: Revista Acadêmica Observatório de Inovação do Turismo

Fonte: REVISTA ACADÊMICA OBSERVATÓRIO DE INOVAÇÃO DO TURISMO; Vol. IV, No. 1 (2009)

Palavras-chave:


Resumo: A pesquisa teve como objetivo analisar as principais motivações do público GLTB (gays, lesbians, transgenders e bisexuals) na escolha dos destinos turísticos. Por ter caráter quantitativo, precisou valer-se de questionários autoadministrados, enviados por e-mail ou respondidos pessoalmente em locais frequentados pelo público GLTB. Os respondentes foram divididos em dois grupos: GLTB e HETERO. Observou-se que os do grupo GLTB possuem maior escolaridade e renda do que os do grupo HETERO, o que implicou uma maior quantidade de viagens realizadas nos últimos 12 meses e influenciou na escolha dos últimos destinos. Tendo como base o modelo de tipologia das motivações do turismo de Swarbrooke e Horner (2002), por meio de análise fatorial, chegou-se a um modelo que indica cinco tipologias para o turismo GLTB: fatores culturais e de status; prazer; diversão e lazer; desenvolvimento pessoal; e lazer familiar e relaxamento.