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MOBILIZAÇÃO OPERÁRIA E LAZER NOS FILMES METRÓPOLIS (1927) E A GREVE (1925)
 
      MOBILIZAÇÃO OPERÁRIA E LAZER NOS FILMES METRÓPOLIS (1927) E A GREVE (1925)
     WORKERS 'STRUGGLE AND LEISURE IN THE FILMS: METRÓPOLIS (1927) AND STRIKE (1925).
     LUCHA LABORAL Y OCIO EN EL CINE DE METROPOLIS (1927) Y LA HUELGA (1925).


Autor(es):
Carvalho, Verônica
Machado Saldanha, Renato


Periódico: Revista Brasileira de Estudos do Lazer

Fonte: Revista Brasileira de Estudos do Lazer; v. 9 n. 1 (2022): Revista Brasileira de Estudos do Lazer - RBEL; 1-17

Palavras-chave:
Cinema; Lazer; Mobilização Social.


Resumo: O cinema é uma possibilidade de fonte para pesquisa. A representação da realidade histórica na tela do cinema também vai de acordo com quem a produz. Ainda assim, é inegável que todo filme carrega elementos do contexto e de sua realidade histórica. Diante disso, o objetivo deste trabalho é realizar uma análise comparativa entre as obras Metrópolis (Alemanha, 1927) e A Greve (União Soviética, 1925), destacando o contexto político e social de produção de cada um dos filmes, e as semelhanças e diferenças no modo como os trabalhadores e trabalhadoras, suas lutas e práticas de lazer, estão ali representadas. À primeira vista, Metrópolis e A greve parecem se assemelhar, tecendo certa crítica social ao sistema capitalista. Uma análise mais atenta, porém, desautoriza essa primeira impressão. Os dois filmes, portanto, possuem concepções bem diferentes sobre o potencial da luta coletiva e o papel da classe trabalhadora, e apontam para caminhos políticos opostos.