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Impactos da tecnologia da informação e comunicação nos processos de gestão de pessoas: um estudo de múltiplos casos no setor hoteleiro
 
     Impactos da tecnologia da informação e comunicação nos processos de gestão de pessoas: um estudo de múltiplos casos no setor hoteleiro
     Impacts of information and communication technology on people management processes: a multiple case study in the hotel sector
     Impactos de las tecnologías de la información y las comunicaciones en los procesos de gestión de personas: un estudio de casos múltiples en el sector hotelero


Autor(es):
Rodrigues Henrique da Silva, Jéssyca
Trindade da Silva Barreto, Leilianne Michelle
Mendes Filho, Luiz


Periódico: PODIUM Sport, Leisure and Tourism Review

Fonte: PODIUM Sport, Leisure and Tourism Review; v. 11, n. 3 (2022): set./dez.; 441-478

Palavras-chave:
Gestão de pessoas; Tecnologia da informação e comunicação; Recursos Humanos Eletrônicos (e-RH); Hotelaria.;


Resumo: Objetivo do estudo: Investigar os impactos do uso da tecnologia da informação e comunicação nos processos de gestão de pessoas no setor hoteleiro.Metodologia/Abordagem: Desenvolveu-se uma pesquisa qualitativa, exploratória e descritiva. Dez empreendimentos hoteleiros foram investigados com o intuito de identificar a inserção das aplicações tecnológicas nos seguintes processos: recrutamento e seleção, treinamento e desenvolvimento, avaliação de desempenho e remuneração e recompensa dos colaboradores. Foram realizadas entrevistas com os gestores da área em cada empreendimento, e os dados foram analisados por meio do método de análise de conteúdo, com o auxílio do software NVivo.Originalidade/Relevância: Preenche uma lacuna caracterizada pelos poucos estudos em torno do uso do e-RH na hotelaria brasileira, onde a tecnologia e a gestão de pessoas são duas áreas que geram valor e competitividade organizacional. Principais resultados: A maioria dos hotéis apresentou uma gestão de pessoas pouco estruturada em termos tecnológicos, dependente de outras áreas e com processos tradicionais. Embora existam impactos tecnológicos, estes se encontram em fase inicial e longe de um planejamento estratégico abrangente. Existe maior esforço tecnológico em algumas atividades de gestão de pessoas, enquanto em outras, esse aspecto ainda é deficiente.Contribuições teóricas/metodológicas: Para que os hotéis em estudo venham a melhorar seus processos de gestão de pessoas através da tecnologia da informação e comunicação, não são suficientes apenas mudanças pontuais; existe a necessidade de um processo de transformações mais amplas, que envolvam os aspectos valorativos e culturais dos membros da organização.