Publicações de Turismo
Nova busca:        


COCRIAÇÃO DE VALOR NO ENSINO DE PÓS-GRADUAÇÃO: ANÁLISE ETNOGRÁFICA EM MESTRADO PROFISSIONAL NO SUL DO BRASIL
 
     COCRIAÇÃO DE VALOR NO ENSINO DE PÓS-GRADUAÇÃO: ANÁLISE ETNOGRÁFICA EM MESTRADO PROFISSIONAL NO SUL DO BRASIL
     
     


Autor(es):
Silva, Maicon da
Silva, Luis Carlos Alves da
Brambilla, Flávio Régio


Periódico: Revista Eletrônica de Administração e Turismo

Fonte: Revista Eletrônica de Administração e Turismo - ReAT; v. 16, n. 2 (2022): V16 N2 (Jul-Dez) 2022; 81-108

Palavras-chave:
Administração; Marketing


Resumo: Este artigo, por meio do método observacional aplicado com coleta de dados baseada em cocriação, analisa a geração de valor no ensino superior privado, no ambiente da sala de aula de um programa de pós-graduação stricto sensu de uma Universidade situada no Estado do Rio Grande do Sul, Brasil. Para alcançar os objetivos, a metodologia de pesquisa utilizada foi o estudo de caso único, qualitativo-exploratório, por meio de uma abordagem de orientação etnográfica. Com relação aos resultados obtidos, identificou-se que no ambiente da universidade ocorre a participação, interação, relacionamentos e troca mútua de experiências entre professor e aluno(s). Já, os constructos da pesquisa apontam para evidências de que a cocriação de valor ocorre pela interação entre aluno e professor no ambiente de sala de aula, centrado no valor do saber. Identifica-se também a necessidade de desenvolvimento crítico dos alunos, com base em posturas pouco consistentes no entendimento das práticas pedagógicas, o que alerta para a importância dos processos seletivos e as deficiências na formação educacional de base.