Publicações de Turismo
Nova busca:        


Os Meios de Hospedagem de Niterói - RJ, de acordo com dados das OTAs - Online Travel Agencies
 
     Os Meios de Hospedagem de Niterói - RJ, de acordo com dados das OTAs - Online Travel Agencies
     
     


Autor(es):
Manoela Carrillo Valduga
João Evangelista Dias Monteiro
Letícia Santos-Silva
Luiz Eduardo de Mendonça Gonçalves


Periódico: Revista Brasileira dos Observatórios de Turismo

Fonte: REVISTA BRASILEIRA DOS OBSERVATÓRIOS DE TURISMO - ReBOT; v. 1 n. 1 (2022): Tema livre; 92-108

Palavras-chave:
Meios de Hospedagem. Online Travel Agencies. Conteúdo gerado pelo usuário. Niterói


Resumo: O turismo é uma atividade de informação intensiva e um grande aliado dos gestores e pesquisadores são os conteúdos gerados pelo usuário, ou seja, conteúdo que está nas mídias sociais, criado ou produzido pelo público em geral. A utilização de conteúdo pelos usuários de plataformas online é demonstrada nas altas porcentagens de usuários que se utilizam desses dados e a possibilidade de monitoramento do comportamento do consumidor antes, durante e depois da aquisição/compra do produto ou serviço. Na área de turismo, os canais digitais passaram a representar o principal meio de comunicação e de venda para as empresas. As Online Travel Agencies (OTA’s) consolidaram o processo de vendas online dos serviços de viagens, induzindo as empresas às alterações estruturais nos seus processos de venda e de comunicação com os clientes. É com essa proposta que esta pesquisa tem como objetivo identificar o dimensionamento e o posicionamento dos meios de hospedagem do Município de Niterói a partir dos dados disponibilizados nos sites das OTA’s, mais precisamente no TripAdvisor, Booking, Hoteis.com, Hurb e Decolar. Resultados indicaram que o TripAdvisor é o site com mais hospedagens cadastradas, a média das avaliações dos hóspedes foi regular e a média das diárias nas hospedagens de Niterói em setembro foi R$ 243,10. As informações coletadas podem ajudar em diversas atividades, tais como orientar o planejamento turístico, auxiliar em futuros investimentos, conhecer os visitantes e, principalmente, melhorar a prestação de serviços. Futuras pesquisas são necessárias e estão em andamento para comparar os resultados com os próximos meses analisados, assim como comparar Niterói com outros destinos.