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Avaliação do Impacto da Política de Promoção Turística Internacional do Brasil
 
     Avaliação do Impacto da Política de Promoção Turística Internacional do Brasil
     Impact Assessment of Brazil's International Tourism Promotion Policy
     Evaluación del Impacto de la Política de Promoción Turística Internacional de Brasil


Autor(es):
Vieira, Daniel Pires
Teixeira, Edmércia
da Silva Neto, Pedro


Periódico: Anais Brasileiros de Estudos Turísticos

Fonte: Anais Brasileiros de Estudos Turísticos; ABET, Vol. 12, Single Issue (2022): Current Topics in Tourism and Thematic Section: “Tourism and Unesco heritage sites in Brazil”

Palavras-chave:
Turismo; Políticas Públicas; Avaliação; Marketing


Resumo: O uso da avaliação de políticas públicas para aprimorar a ação governamental é uma necessidade premente, contudo a prática ainda é incipiente no Brasil. O presente trabalho visa contribuir com as discussões sobre avaliação de políticas públicas ao avaliar os resultados da política de promoção turística internacional do Brasil. Para tanto, foram coletados dados sobre os investimentos realizados pela Embratur em mercados prioritários entre os anos de 2014 e 2017. Para avaliação do impacto dos investimentos foram coletadas informações sobre o quantitativo de turistas recebidos e sobre o gasto médio diário per capita desses turistas. Os dados foram analisados com estatísticas descritivas e análise de regressão de dados em painel. Os resultados encontrados evidenciam a não relação entre os investimentos realizados e o gasto dos turistas. Considerando o fluxo de turistas, os investimentos realizados mostraram-se positivos, porém somente para mercados de curta distância. As evidências encontradas permitem avaliar e orientar a política de promoção turística internacional.