Publicações de Turismo
Nova busca:        


Fatores Ambientais que Influenciam a Criatividade Culinária sob a Perspectiva de Profissionais da Cozinha Turca
 
     Fatores Ambientais que Influenciam a Criatividade Culinária sob a Perspectiva de Profissionais da Cozinha Turca
     Environmental Factors that Influence Culinary Creativity from the Perspectives of Turkish Cuisine Professionals
     Factores Ambientales que Influyen en la Creatividad Culinaria Desde la Perspectiva de los Profesionales de la Cocina Turca


Autor(es):
Özgönül, Sedef
Öztürk, Betül


Periódico: Anais Brasileiros de Estudos Turísticos

Fonte: Anais Brasileiros de Estudos Turísticos; ABET, Vol. 12, Single Issue (2022): Current Topics in Tourism and Thematic Section: “Tourism and Unesco heritage sites in Brazil”

Palavras-chave:
Criatividade; Criatividade culinária; Artes culinárias; Gastronomia


Resumo: Este estudo explora os fatores ambientais que influenciam a criatividade culinária da culinária turca. Embora a cultura alimentar turca seja conhecida por sua riqueza e diversidade em termos de ingredientes e técnicas de cozimento, o pressuposto é que fatores ambientais causam alguns problemas de reconhecimento e representação internacional. Por esse motivo, foi realizado um estudo de questionário quantitativo com o objetivo de compreender as percepções de chefs (chefs de hotéis e restaurantes) e acadêmicos (chefs instrutores e acadêmicos) sobre os fatores que influenciam a criatividade culinária na Turquia. A análise fatorial exploratória revelou seis fatores ambientais que impactam a criatividade culinária da cozinha Turca. São eles (1) política e economia, (2) educação, (3) cultura, (4) mídia e globalização, (5) tecnologia, ciência e design, (6) turismo. De acordo com os resultados do estudo, enquanto as pontuações mais altas foram atribuídas aos fatores educacionais pelos participantes, a mídia e o impacto da globalização foram considerados os fatores menos preocupados. Os resultados demonstram que as diferenças significativas estão entre as especificações de trabalho dos participantes, gêneros e graus de escolaridade. Além disso, este estudo sugere que a culinária é um fenômeno projetado, pois inclui ingredientes únicos, técnicas e habilidades culinárias, princípios de sabores e partes interessadas específicas. Assim, a gestão adequada destes elementos proporcionará à gastronomia um diferencial competitivo no setor culinário. Os chefs são os principais atores que representam uma culinária na indústria culinária internacional e a diferenciam de seus concorrentes com suas abordagens criativas.