Publicações de Turismo
Nova busca:        


Avaliação de Websites de Regiões de Enoturismo: casos brasileiros e internacionais
 
     Avaliação de Websites de Regiões de Enoturismo: casos brasileiros e internacionais
     Evaluation of Wine Tourism Regions’ Websites: Brazilian and international cases
     Evaluación de Sitios Web en Regiones de Enoturismo: casos brasileños e internacionales


Autor(es):
Tonini, Hernanda
Lavandoski, Joice
Pereira, Giselly Oliveira
Annoni, Ana Luiza Royer


Periódico: Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo

Fonte: Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo; v. 16 (2022); 2684

Palavras-chave:
Enoturimo; Marketing digital; Regiões enoturísticas; Matriz de avaliação; Websites


Resumo: Atualmente, tecnologias digitais como redes sociais e websites figuram como uma das principais estratégias de comunicação de marketing utilizadas por empresas e destinos enoturísticos. Aspectos como o conteúdo, o design e a acessibilidade de um website podem contribuir na tomada de decisão para a escolha de um destino pelo visitante. Nesse sentido, o objetivo geral da pesquisa é avaliar a qualidade dos websites de regiões enoturísticas por meio de casos brasileiros e internacionais. A pesquisa é do tipo aplicada, exploratória e descritiva, de natureza mista, envolvendo três fases: pesquisa bibliográfica; elaboração e validação da Matriz AWE-D: Análise de Websites de Destinos Enoturísticos; aplicação e análise dos resultados. As categorias design, encontrabilidade e usabilidade obtiveram as melhores pontuações nos 15 websites de regiões enoturísticas analisadas. Elementos que permitem maior engajamento dos usuários e fortalecimento da marca, presentes em categorias como interatividade, marketing e segurança precisam de maior atenção por parte dos desenvolvedores dos websites. Atributos que representam serviços e acessibilidade apresentaram pontuações baixas, demonstrando limitações dos websites em explorar oportunidades de venda online ou atendimento aos pressupostos do desenho universal. O estudo fornece dados que podem contribuir para a melhoria dos websites, os quais podem impactar na visibilidade e promoção das regiões nos meios digitais.