Publicações de Turismo
Nova busca:        


Museu Virtual Interativo e Colaborativo da História do Turismo no Brasil: um espaço educativo
 
     Museu Virtual Interativo e Colaborativo da História do Turismo no Brasil: um espaço educativo
     Interactive and Collaborative Virtual Museum of the History of Tourism in Brazil: an educational space
     


Autor(es):
Hallal, Dalila Rosa
Lima Guimarães, Valéria


Periódico: Revista Iberoamericana de Turismo

Fonte: RITUR - Revista Iberoamericana de Turismo; v. 12 n. 02 (2022); 179-198

Palavras-chave:
Museu; Educação; História do Turismo; Museu


Resumo: Este artigo apresenta reflexões sobre o papel da educação e a função social no Museu Virtual Interativo e Colaborativo da História do Turismo no Brasil. Esse museu está sendo gestado por um grupo de pesquisadores brasileiros vinculados à Faculdade de Turismo e Hotelaria da Universidade Federal Fluminense (UFF). A proposição do presente texto é compartilhar as reflexões realizadas no nosso processo de pesquisa enfocando, especificamente, os caminhos traçados pela equipe para constituir a função educativa em nosso museu. Nosso objetivo é refletir sobre a função educativa e social do Museu Virtual Interativo e Colaborativo da História do Turismo no Brasil, buscando ampliar as experiências. Partimos da situação de ocuparmos o lugar de participantes da proposição e implementação do museu, posteriormente, realizando uma análise sobre a experiência em curso, valendo-nos de um embasamento teórico para possibilitar as reflexões que busquem uma apreensão aprofundada da realidade com a qual se está diretamente envolvido. Acessamos diversos autores do campo da museologia e da educação, com especial destaque para Paulo Freire (1981; 1996; 2000; 2003a; 2003b; 2005), imprescindível para a compreensão, em nosso estudo, do papel educativo e transformador dos museus enquanto instituição e também dos museus virtuais. Assim, posicionamo-nos em um trânsito entre a teoria e a ação, por meio de um caminho trilhado a partir de nossa prática e de sua apreensão como reflexão crítica sobre a realidade. Tendo como base uma leitura da nossa experiência, pontuamos nosso exercício reflexivo de apreensão dessa realidade. Nossas reflexões se direcionam para práticas educativas que tenham por princípio a educação para a participação, respeito à diversidade, diálogo, senso crítico, autonomia e cidadania, fazendo do Museu Virtual Interativo e Colaborativo da História do Turismo no Brasil um espaço democrático de acesso e produção do conhecimento histórico em Turismo e áreas afins.