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Bem-vindo ao Recife Assombrado: uma análise da potencialidade à promoção do Dark Tourism em Recife-PE
 
     Bem-vindo ao Recife Assombrado: uma análise da potencialidade à promoção do Dark Tourism em Recife-PE
     
     


Autor(es):
Silva, Weslley Carlos
Nascimento, Felipe Gomes do
Maia, Ana Karina de Oliveira
Silva, Michel Jairo Vieira da
Lanzarini, Ricardo


Periódico: Turismo e Sociedade

Fonte: Turismo e Sociedade; v. 15, n. 1 (2022); 123-142

Palavras-chave:
; Dark tourism; Cultura; Promoção; Recife-PE


Resumo: O dark tourism surge como uma alternativa de turismo, sendo apresentado sob a forma de experiências carregadas de misticismo e simbologias, remetendo às memórias, histórias e contos, tematizados sob o aspecto sombrio e passados de geração para geração. Diversos autores como: Seaton (1996), Blom (2000), Tarlow (2005), Stone (2009; 2012), Sharpley (2009), interpretam as dimensões compreendidas no âmbito do dark tourism, que cooperam nas fundamentações teóricas contidas neste trabalho. Nesse contexto, coloca-se em cena a cidade de Recife, Pernambuco (PE - Brasil), que evoca narrativas assombradas, construindo o imaginário individual e coletivo, edificado pela obra do escritor pernambucano Gilberto Freyre, que concretiza o olhar do dark nas ruas, vielas e prédios do Recife antigo. Neste cenário imaginativo e pavoroso, o presente artigo objetiva avaliar o filme e o website “Recife Assombrado” como ferramentas potenciais de promoção para o segmento de dark tourism em Recife. Este estudo de caráter qualitativo e descritivo, obteve resultados por meio de entrevistas semiestruturadas com o diretor do longa-metragem e com os produtores do website, tendo sido realizado entre os meses de maio e junho de 2020. Como principais resultados, percebeu-se que as ferramentas em estudo têm potencial contributivo para a promoção do dark tourism em Recife. Elas têm promovido o imaginário das pessoas que acessam o conteúdo disponibilizado, uma vez que os materiais dispostos na plataforma funcionam como subsídios para criar produtos turísticos como os ofertados pela agência de turismo, tais como tour e eventos mal-assombrados. Sugere-se, pois, que novos estudos sejam feitos, tendo como base a relação do poder público e privado pelas iniciativas estudadas nesta pesquisa, bem como estudos que possam focar nas empresas que ofertam serviços e na demanda turísticas deste segmento em Recife.