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Construção de Conhecimento sobre a Experiência Turística: Uma revisão sistematizada da literatura a partir do método PROKNOW-C
 
     Construção de Conhecimento sobre a Experiência Turística: Uma revisão sistematizada da literatura a partir do método PROKNOW-C
     Construction of Knowledge on the Tourist Experience: A systematized literature review using the PROKNOW-C method
     CONSTRUCCIÓN DE CONOCIMIENTO SOBRE LA EXPERIENCIA TURÍSTICA: UNA REVISIÓN SISTEMATIZADA DE LA LITERATURA A PARTIR DEL MÉTODO PROKNOW-C


Autor(es):
Bolzán, Ricardo
Mendes Filho, Luiz


Periódico: Turismo, Visão e Ação

Fonte: Turismo: Visão e Ação; v. 24 n. 3 (2022): Set-Dez; 430-448

Palavras-chave:
experiência turística; turista; PROKNOW-C; revisão de literatura; epistemologia


Resumo: Diante da diversidade de abordagens sobre o conceito da experiência turística, pretendemos evidenciar e caracterizar tendências nas correntes de pesquisa, a partir de uma revisão sistematizada da literatura científica internacional, utilizando o procedimento metodológico PROKNOW-C para a conformação e análise exploratória de portfólios bibliográficos. Para isso, exploramos três eixos que sustentam o construto da experiência turística no campo dos estudos turísticos contemporâneos: um humanístico, orientado à interpretação e à crítica sociocultural; outro econômico-administrativo, que enfatiza os estudos de marketing e gestão de experiências de consumo; e um terceiro, com predomínio dos aspectos cognitivos e comportamentais, enfatizando a memória e as dimensões da experiência. Concluímos que, embora haja ramificações dos estudos sobre a experiência turística, esses conjuntos se configuram a partir de eixos temáticos que apresentam zonas de contato em suas abordagens. A partir disso, inferimos que avanços recentes no estudo da experiência turística apresentam hibridizações em suas correntes e fundamentos ontológicos, epistemológicos, teóricos e metodológicos que complexificam o objeto de estudo e denotam esforços de superação de reducionismos conceituais.