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GESTÃO DE CRISE NO TURISMO: REFLEXOS DA PANDEMIA DA COVID-19 NOS MEIOS DE HOSPEDAGEM DO MUNICÍPIO DE TORRES, RIO GRANDE DO SUL – BRASIL
 
     GESTÃO DE CRISE NO TURISMO: REFLEXOS DA PANDEMIA DA COVID-19 NOS MEIOS DE HOSPEDAGEM DO MUNICÍPIO DE TORRES, RIO GRANDE DO SUL – BRASIL
     Crisis Management in Tourism: Reflexes of the Covid-19 pandemic in the Accommodation Facilities in the city of Torres, Rio Grande do Sul – Brazil
     Gestión de Crisis en el Turismo: Reflejos de la pandemia del Covid-19 en los Establecimientos de Alojamiento del municipio de Torres, Rio Grande do Sul – Brasil


Autor(es):
Martins da Silva Garbuio, Maria Emília
Bitencourt Pereira, Danielli
Eyng, Bárbara
Lopes da Silva, Lucyene


Periódico: Turismo, Visão e Ação

Fonte: Turismo: Visão e Ação; v. 24 n. 3 (2022): Set-Dez; 527-547

Palavras-chave:
Eventos adversos; Impactos Econômicos; Resiliência; Estratégias Gerenciais; Meios de hospedagem


Resumo: Os eventos adversos são uma constante no mundo, desde tempos remotos, incluindo desastres ambientais, crises diplomáticas, guerras civis e humanitárias, epidemias entre outros. Quando estes ocorrem, um dos segmentos econômicos mais afetados é o turismo. Seus impactos podem repercutir em uma escala multilateral, com sérios prejuízos. Ao final do ano 2019, o mundo se deparou com a pandemia da covid-19, propiciando efeitos globais catastróficos. Diante disso, a gestão de crise emerge como um conjunto de estratégias de controle e recuperação derivado de circunstâncias como essas. Sendo assim, a pesquisa investigou quais foram as principais estratégias adotadas pelos meios de hospedagem do município de Torres (Rio Grande do Sul - Brasil), durante o período pan­dêmico, na tentativa de reduzir os efeitos adversos econômicos. Aplicou-se uma entrevista estruturada com 19 dirigentes de meios de hospedagem, em agosto de 2021, tendo como principais variáveis: estratégias para contenção da crise, adaptação aos protocolos de segurança sanitária e medidas prospectivas para a estabilidade do empreendimento. Adotou-se o gerenciamento de dados da plataforma google forms para tabulação dos dados. Os resultados apontaram impactos negativos no setor, como queda drástica na demanda, dificuldades econômicas e cancelamen­tos de reservas. As estratégias de enfrentamento mais recorrentes foram a gestão de marketing e a retenção de gastos. Evidenciou-se que, no geral, as empresas não implementam planos de gestão de crise e, quase sempre, atuam de forma reativa a elas.