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A relação dos programas de fidelidades das companhias aéreas na lealdade, engajamento e valor percebido pelo consumidor
 
     A relação dos programas de fidelidades das companhias aéreas na lealdade, engajamento e valor percebido pelo consumidor
     The relation of airline loyalty programs on loyalty, engagement and consumer perceived value
     La relación de los programas de lealtad de las aerolíneas con la lealtad, el compromiso y el valor percibido por el consumidor


Autor(es):
Pereira, Tércio
Pereira, Lucimari Acosta
Limberger, Pablo Flôres
Arnhold, Marcos


Periódico: Revista Turismo em Análise

Fonte: Revista Turismo em Análise; v. 33 n. 1 (2022): Janeiro-Abril; 95-116

Palavras-chave:
Programas de fidelidade; Benefícios; Lealdade; Valor percebido; Engajamento


Resumo: Com as constantes mudanças no mundo dos negócios, o ambiente empresarial vem sendo marcado por contínuas transformações, desenvolvidas a partir de tendências tecnológicas e da competitividade entre empresas. Este estudo teve como objetivo investigar a relação entre os programas de fidelidade das companhias aéreas na criação de valor percebido, engajamento e lealdade. Trata-se de um estudo exploratório e descritivo de natureza quantitativa. Adotou-se o método survey para a coleta dos dados, em que foi obtida uma amostra de 429 questionários validados, os dados foram coletados na rede social Facebook, e compreendeu o período de 18 e dezembro de 2019 ao 9 de fevereiro de 2020. Utilizou-se a Modelagem de Equações Estruturais para o tratamento e a análise dos dados. O estudo fornece evidências de que a satisfação é essencial nesse setor e que pode ser um preditor de lealdade. O estudo mostra os efeitos dos benefícios na satisfação e, indiretamente, na lealdade, valor percebido e engajamento. Esse fator fornece informações úteis, mostrando a importância dos benefícios para um público considerado com alto poder de compra. O presente estudo contribuiu para a literatura ao examinar as relações entre os benefícios simbólicos, hedônicos e utilitários, adaptados da literatura de varejo para os programas de fidelidades em companhias aéreas.