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Produtos coloniais como comidas e bebidas tradicionais alimentando o turismo e preservando a cultura em Nova Trento (SC)
 
     Produtos coloniais como comidas e bebidas tradicionais alimentando o turismo e preservando a cultura em Nova Trento (SC)
     Colonial products as traditional foods and drinks fueling tourism and preserving culture in Nova Trento (Santa Catarina, Brazil)
     Productos coloniales como alimentos y bebidas tradicionales que alimentan el turismo y preservan la cultura en Nova Trento (SC)


Autor(es):
Dalri, Aloisio José
Rossini, Diva de Mello


Periódico: Revista Turismo em Análise

Fonte: Revista Turismo em Análise; v. 33 n. 1 (2022): Janeiro-Abril; 117-134

Palavras-chave:
Patrimônio gastronômico; Produtos coloniais; Turismo cultural


Resumo: Os produtos coloniais são alimentos e bebidas processados a partir de técnicas tradicionais adotadas por imigrantes europeus que colonizaram o município de Nova Trento (Santa Catarina), região Sul do Brasil. Inicialmente utilizados como reserva alimentar das famílias de agricultores, ganharam uma nova aplicação com o advento do turismo, passando a ser procurados e consumidos por visitantes atraídos, principalmente, pelos sítios religiosos ali comuns. Tal fato sugere que um maior entendimento a seu respeito pode estimular seu consumo e dinamizar outras atividades. Este artigo objetiva analisar as potencialidades dos produtos coloniais para compreender como contribuem com o desenvolvimento do turismo cultural e a preservação do patrimônio alimentar local. Trata-se de estudo qualitativo, de caráter exploratório descritivo, com pesquisa bibliográfica, de campo e observação não-participante, assim como, entrevistas semiestruturadas com produtores, comerciantes, gestores e consumidores de produtos coloniais. Os dados foram analisados à luz da análise de conteúdo categorial-temática. Os resultados indicam que os produtos coloniais possuem estreita relação com o contexto sociocultural e territorial pesquisado, o que favorece a sua preservação pela transmissão cultural relacionada ao processo de autenticidade. Seus atributos culturais, nutricionais e organolépticos possibilitam, portanto, atrair novos públicos, gerar oportunidades econômicas, diversificar e difundir o turismo no destino, especialmente se ofertados em sinergia com outros atrativos locais.