Publicações de Turismo
Nova busca:        


Tecnologia da Informação e Comunicação [TIC] em cursos de graduação em Turismo: Uma análise multidimensional das ementas
 
     Tecnologia da Informação e Comunicação [TIC] em cursos de graduação em Turismo: Uma análise multidimensional das ementas
     
     


Autor(es):
Masiero, Lucas
Rangel, Brendha Stacy
Silveira, Carlos Eduardo
Medaglia, Juliana


Periódico: Marketing & Tourism Review

Fonte: Marketing & Tourism Review; v. 8 n. 2 (2022): v.8, n. 2, 2022

Palavras-chave:
Turismo; Tecnologia da Informação e Comunicação; Cursos Superiores, Ementas; IRAMUTEQ.


Resumo: As Tecnologias da Informação e Comunicação [TIC] estão cada vez mais presentes na sociedade, e o conhecimento sobre estas tecnologias mais requisitadas em uma vaga no mercado. Assim, esse estudo é fruto do Grupo de Pesquisa X, que envolve pesquisadores(as) de Iniciação Científica e do Programa de Pós-Graduação em Turismo, e tem como objetivo investigar a presença da tecnologia e da informação em disciplinas dos cursos superiores de turismo das universidades públicas do Brasil, a fim de entender a inserção das TICs nos planos de ensino dos cursos de Turismo. Para alcançar o objetivo foi realizada uma pesquisa de abordagem qualitativa e exploratória, dividida em três etapas: pesquisa bibliográfica a partir dos descritores: “ITC - Information Technology and Communication” e “Tourism” nas bases de dados da Web of Science [WoS] e Publicações de Turismo; pesquisa documental em mídia eletrônica, onde foram levantadas 31 disciplinas relacionadas às TICs em 26 universidades; e por fim, a análise das ementas, no software Interface de R pour les Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires [IRAMUTEQ], e de suas bibliografias. A partir das análises do software foi possível separar as ementas em 5 classes: Operacional (23,3%); Processual (16,7%); Experiência Turística (20%); Comunicação e Dados (16,7%); e Empresas Turísticas (23,3%). De acordo com a classificação das ementas e a análise das bibliografias, compreendeu-se a aplicação das disciplinas relacionadas às TICs nas instituições de ensino, considerando a importância desses conteúdos na graduação para atender as necessidades do mercado de trabalho em turismo.