Publicações de Turismo
Nova busca:        


Índice de turnover em empresas organizadoras de eventos como diferencial competitivo de mercado
 
     Índice de turnover em empresas organizadoras de eventos como diferencial competitivo de mercado
     
     


Autor(es):
Cruz de Brito Rêgo, Gildygleide
Lanzarini, Ricardo
de Lima Claudino, Adson
Azevedo Lima de Barros, Aline Gisele


Periódico: Marketing & Tourism Review

Fonte: Marketing & Tourism Review; v. 8 n. 2 (2022): v.8, n. 2, 2022

Palavras-chave:
empresas de eventos, pessoas, turnover, vantagem competitiva.


Resumo: O objetivo deste estudo é identificar o movimento de admissões e demissões de colaboradores de empresas organizadoras de eventos por meio de um estudo de caso de caráter qualitativo, descritivo e exploratório na cidade de Natal/RN, realizado no mês de abril de 2021, a fim de compreender a influência do turnover e seus aspectos positivos e/ou negativos sobre essas organizações. Os resultados desta análise indicam uma visão deturpada por grande parte das organizações analisadas que afirmam deter uma taxa de rotatividade normal, dado refutado diante do cálculo do índice de turnover que demonstrou  um nível elevado de desligamentos, fato que demonstra a ausência de estratégia voltada a construção do capital intelectual e um baixo foco na retenção do colaborador, fazendo com que o turnover não traga os benefícios esperados, como a própria renovação da organização, mas sim, ampliando os danos causados pela substituição recorrente de colaboradores. Conclui-se aqui que a presente pesquisa evidencia a necessidade de um acompanhamento e controle do índice de turnover  e seus respectivos fatores motivadores, fazendo-se necessário entender que, apesar do planejamento de eventos revestir-se de caráter tecnicista, sua efetivação vai além da simples amálgama de serviços, devendo considerar o indivíduo como fator determinante por agregar sua expertise e conhecimento, e, estando a gestão de pessoas alinhada à estratégia organizacional, possibilita o comprometimento, assim como, a retenção de colaboradores competentes, favorecendo diretamente a construção da vantagem competitiva.