Publicações de Turismo
Nova busca:        


“Round 1”. Descobrimento do perfil e relevância dos atributos de videogames de nona geração.
 
     “Round 1”. Descobrimento do perfil e relevância dos atributos de videogames de nona geração.
     
     


Autor(es):
Amaral, Mario
Oriol, Ettore de Carvalho


Periódico: Marketing & Tourism Review

Fonte: Marketing & Tourism Review; v. 8 n. 2 (2022): v.8, n. 2, 2022

Palavras-chave:
videogames; atributos; gamer; jogos; genero


Resumo: Objetivo: Descobrir quais atributos são considerados importantes em um videogame de nona geração e qual a relevância destes para o consumidor português. Além disso, levantar o perfil sociodemográfico do gamer e verificar as diferenças de preferencias entre os atributos por gênero.   Método: Realizou-se uma survey, com o uso de questionário em escala likert distribuídos nos principais grupos gamers do Facebook, obtendo 394 respondentes. O ranqueamento utilizou a técnica de Top Two Box e para verificar as diferenças entre as variáveis sociodemográficas foi utilizado o teste não paramétrico de Wilcoxon-Mann-Whitney.   Originalidade/Relevância: Há uma lacuna considerável de conhecimento no assunto, a situação se agrava em termos mercadológicos, pois a maioria dos trabalhos são relacionado a Saúde e Educação.   Resultados: Foi mapeado o perfil gamer português e 39 atributos. Além disso, suas relevâncias para o consumidor português foram ranqueadas, bem como verificadas diferenças significativas nas notas por gênero.   Contribuições teóricas/metodológicas: Entender os atributos de um produto bem como o perfil de um consumidor é de suma importância não somente para os participantes dessa indústria, mas também como base para futuros estudos acadêmicos no tema.