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A hospitalidade nos negócios como moderadora nas relações com os stakeholders na gestão de crise e na retomada da competitividade
 
     A hospitalidade nos negócios como moderadora nas relações com os stakeholders na gestão de crise e na retomada da competitividade
     
     


Autor(es):
Rodrigues, Vanuza Bastos
Wada, Elizabeth Kyoko


Periódico: Marketing & Tourism Review

Fonte: Marketing & Tourism Review; v. 8 n. 2 (2022): v.8, n. 2, 2022

Palavras-chave:
Hospitalidade nos negócios; Gestão de crise; Retomada da competitividade; Desastre tecnológico


Resumo: Em 5 de novembro de 2015, os subdistritos de Mariana-MG, Bento Rodrigues e Paracatu de Baixo, foram completamente destruídos pelo rompimento da barragem de Fundão. O desastre ambiental causou mortes de humanos, da flora, da fauna e deixou o município sem a sua principal receita. Sem a mineração o governo local e a população passaram vivenciar uma crise econômica e social. Para reparar e compensar os danos dos atingidos diretos e indiretos as empresas responsáveis criaram a Fundação Renova para mediar as relações com todos os atingidos. Nesse contexto, este estudo questiona-se: A hospitalidade, por meio das relações sociais estabelecidas pela organização com seus stakeholders, pode ser um fator moderador na gestão de crise? Por objetivo geral, este estudo busca discutir se a hospitalidade, por meio das relações estabelecidas entre a organização e seus stakeholders, pode ser mediadora para a retomada da competitividade de uma comunidade afetada por um desastre tecnológico. Por objetivos específicos tem-se: a) identificar as práticas relativas aos domínios privado, social e comercial que respaldem a hospitalidade nos negócios; b) elencar as práticas de hospitalidade entre organização e stakeholders que moderam as relações de poder; c) identificar quais são os elementos da hospitalidade aplicada aos negócios que favorecem o desenvolvimento organizacional sustentável; e d) verificar quais são os elementos da hospitalidade que contribuem estrategicamente para a retomada da competitividade. Metodologicamente utilizou-se as abordagens Emic-Etic-Emic e, para o tratamento dos dados, o software SPSS para Etic – 2ª fase e a Análise de conteúdo para Emic – 1ª fase e Emic – 3ª fase. Os resultados da investigação apontam para as dificuldades encontradas pelos atingidos indiretos no estabelecimento de encontros mais hospitaleiros com a Fundação Renova, pelo fato dela não considerar que eles também foram impactados diretamente pelo rompimento da barragem.