Publicações de Turismo
Nova busca:        


Percepções dos Seguidores do Instagram da Prefeitura Municipal de Salvador sobre as Postagens e Recomendações na Mídia Social sobre a Pandemia
 
     Percepções dos Seguidores do Instagram da Prefeitura Municipal de Salvador sobre as Postagens e Recomendações na Mídia Social sobre a Pandemia
     
     


Autor(es):
Silva, Diego Reis
Rodas Vera, Luciana Alves


Periódico: Marketing & Tourism Review

Fonte: Marketing & Tourism Review; v. 8 n. 2 (2022): v.8, n. 2, 2022

Palavras-chave:
Instagram; Pandemia; Prefeitura Municipal de Salvador; Capacidade persuasiva da mensagem; Atitude


Resumo: No contexto da pandemia, a comunicação torna-se fundamental para a compreensão dos indivíduos a respeito da gravidade da situação do Covid-19, e tem sido utilizada pelos entes públicos para informar à população sobre as medidas devidas a serem tomadas. O Instagram é uma das redes que mais cresceu nos últimos anos, fato também observado principalmente nesse período de pandemia. O problema de pesquisa norteador deste estudo foi: Qual é a percepção dos seguidores do Instagram da Prefeitura Municipal de Salvador em relação à capacidade de persuasão das mensagens publicadas nesta mídia social sobre as ações a serem adotadas durante a pandemia e o grau de atitude dos seguidores em relação a estas ações? O artigo tem o objetivo principal de entender qual a percepção dos seguidores da PMS no Instagram em relação à capacidade de persuasão das informações divulgadas nesse período de pandemia e entender o grau de atitude dos seguidores em relação à estas ações. Esta pesquisa segue abordagem quantitativa, utilizando como técnica de coleta de dados o survey. O instrumento utilizado foi um questionário estruturado, com diversas perguntas voltadas para o objeto de estudo, com questões relativa a demografia, sexo, idade, estado, cidade, além de questões voltadas para conhecer a percepção dos usuários do Instagram da PMS, construídas com base na escala de Nunes (2016). A pesquisa teve 278 questionários respondidos válidos, coletados via Google Forms em maio de 2021. O método de análise de dados foi a estatística descritiva básica. Percebeu-se que o nível da qualidade do argumento utilizado foi percebido como alto de uma forma geral, mas no que tange à atratividade da fonte, o indicador é mais baixo relacionado aos demais. Concluiu-se que a maior parte dos seguidores do Instagram da PMS afirmaram seguir as recomendações feitas pela prefeitura durante a pandemia.