Publicações de Turismo
Nova busca:        


Eu ensino, tu ensinas? A experiência dos monitores no uso de metodologias ativas nas graduações em turismo e em hotelaria da Universidade Federal da Paraíba
 
     Eu ensino, tu ensinas? A experiência dos monitores no uso de metodologias ativas nas graduações em turismo e em hotelaria da Universidade Federal da Paraíba
     I Teach; Do You Teach? Monitors’ Experience in the use of active methodologies in Tourism and Hospitality graduation courses at the Federal University of Paraiba State
     Yo enseño, ¿tú enseñas? La experiencia de monitores en el uso de metodologías activas en cursos de grado en Turismo y Hotelería de la Universidad Federal de Paraíba


Autor(es):
Matias, Esdras Matheus
Endres, Ana Valéria


Periódico: Pasos - Revista de Turismo y Patrimonio Cultural

Fonte: PASOS Revista de Turismo y Patrimonio Cultural; v. 21 n. 1 (2023): PASOS Revista de Turismo y Patrimonio Cultural; 213-230

Palavras-chave:
Metodologias activas; Monitoria; Turismo; Hotelaria


Resumo: Os projetos de monitoria nas Instituições de Ensino Superior buscam contribuir para a melhoria de ensino-aprendizagem na medida em que propiciam a cooperação acadêmica. Por meio das metodologias ativas, onde o professor deixa de ser centralizador de conteúdo e o aluno torna-se protagonista, isso é possível. O objetivo do estudo foi analisar como as metodologias ativas propostas pelo projeto “Metodologias ativas no ensino de graduação em Turismo & Hotelaria” da Universidade Federal da Paraíba – UFPB, foram acolhidas pelos monitores. Aplicou-se um questionário aos 27 monitores entre junho e julho de 2020. A pesquisa levantou a relação entre monitores e alunos, entre monitores e o curso, alunos autogestores de sua carreira e a monitoria na realidade do aluno. Conclui-se que as metodologias ativas contribuem com processos de ensino-aprendizagem mais dinâmicos. Pela perspectiva dos monitores, são práticas de ensino estimulantes que tem no protagonismo do aluno uma de suas bases.