Publicações de Turismo
Nova busca:        


o Turismo e covid-19: a intenção de viagem do consumidor de turismo para o ano de 2021 e 2022
 
     o Turismo e covid-19: a intenção de viagem do consumidor de turismo para o ano de 2021 e 2022
     Tourism and covid-19: the travel intention of the tourism consumer for the year 2021 and 2022
     Turismo y covid-19: la intención de viaje del consumidor turístico para el año 2021 y 2022


Autor(es):
Oliveira, Wagner
Fonseca , Itamara Lúcia da
Marques Júnior , Sérgio


Periódico: Pasos - Revista de Turismo y Patrimonio Cultural

Fonte: PASOS Revista de Turismo y Patrimonio Cultural; v. 21 n. 1 (2023): PASOS Revista de Turismo y Patrimonio Cultural; 115-128

Palavras-chave:
Turismo; Intenção; Consumidor; Viagem; Pandemia


Resumo: O artigo tem como objetivo analisar os fatores que afetam a intenção de viagem do consumidor de turismo durante a pandemia do Covid-19 para o ano de 2021 e 2022. A pesquisa é quantitativa, com escopo conceitual construído a partir da pesquisa bibliográfica. O instrumento de coleta de dados foi um questionário, elaborado com base na Teoria do Comportamento Planejado. A coleta ocorreu por meio do Google Forms, durante o mês de janeiro de 2021. O tipo de amostragem foi não probabilística, com 174 questionários válidos. As técnicas de análise foram: Análise Fatorial Exploratória (AFE) e Modelagem de Equações Estruturais (MEE). O modelo estrutural resultante do cruzamento dos dados, apresentou-se adequado à explicação e ajuste da amostra, visto que foi obtido um R2 de 0,75. As hipóteses levantadas foram confirmadas, conferindo intenções positivas de viagem para o ano de 2021 e 2022, e sinalizando comportamentos resistentes dos consumidores de turismo.