Publicações de Turismo
Nova busca:        


Segmentação de mercado de restaurantes da cidade de Ouro Preto/MG na pandemia da COVID-19
 
     Segmentação de mercado de restaurantes da cidade de Ouro Preto/MG na pandemia da COVID-19
     
     


Autor(es):
Ceribeli, Harrison Bachion
Universidade Federal de Ouro Preto
Rocha, Carolline Araújo
Universidade Federal de Ouro Preto
Maciel, Gustavo Nunes
Universidade Federal de Lavras
Inácio, Raoni de Oliveira
Universidade Federal de Ouro Preto
Campos, Rita de Cássia Leal
Universidade Federal de Lavras
Campos, Alyce Cardoso
Universidade Federal de Lavras


Periódico: Revista Eletrônica Ciências da Administração e Turismo

Fonte: Revista eletrônica Ciências da Administração e Turismo; v. 10, n. 2 (2022); 1-20 PDF

Palavras-chave:
Ciências Sociais Aplicadas, Administração, Marketing; Restaurantes, Segmentação, Pandemia


Resumo: O setor de serviços passa por dificuldades devido aos impactos econômicos causados pela pandemia do novo Coronavírus. Restaurantes devem buscar alternativas competitivas para a sua sobrevivência. E, o comportamento de compra das pessoas também deve ser considerado nesse contexto. Portanto, o presente estudo tem como proposta desenvolver um modelo de segmentação dos consumidores no setor de restaurantes da cidade de Ouro Preto/MG. Como procedimento metodológico optou-se pela realização de uma survey online com habitantes da cidade. Os dados foram coletados junto a 405 usuários de redes sociais - Facebook, WhatsApp e LinkedIn. Os resultados indicaram a existência de cinco clusters que podem contribuir com a identificação de possíveis segmentos: frequentador ocasional, frequentador ocasional consciente, frequentador cotidiano, frequentador engajado virtualmente e o consumidor inabitual. Os achados dessa pesquisa contribuem para que os gestores de restaurantes que estão enfrentando esse novo cenário no mercado possam ter maior clareza sobre os possíveis segmentos e características de consumo passíveis de serem encontrados neste contexto pandêmico.