Publicações de Turismo
Nova busca:        


LAZER E A FORMAÇÃO CULTURAL DE DOCENTES UNIVERSITÁRIOS NOS ESTADOS DO PARÁ E AMAPÁ
 
     LAZER E A FORMAÇÃO CULTURAL DE DOCENTES UNIVERSITÁRIOS NOS ESTADOS DO PARÁ E AMAPÁ
     LEISURE AND CULTURAL TRAINING OF UNIVERSITY PROFESSORS IN THE STATUS OF PARÁ AND AMAPÁ
     OCIO Y FORMACIÓN CULTURAL DE PROFESORES UNIVERSITARIOS DE LOS ESTADOS DE PARÁ Y AMAPÁ


Autor(es):
Montenegro, Gustavo Maneschy
Ferreira Isayama, Hélder


Periódico: Revista Brasileira de Estudos do Lazer

Fonte: Revista Brasileira de Estudos do Lazer; v. 9 n. 2 (2022): Revista Brasileira de Estudos do Lazer - RBEL|Dossiê Prêmio Anpel de Literatura Científica; 79-92

Palavras-chave:
Lazer; Formação Cultural; Docência


Resumo: O estudo mapeia as práticas culturais mais recorrentes dos professores universitários do campo do lazer e retrata se os mesmos produzem maneiras de ensinar lazer, a partir das experiências culturais que vivenciam. Foram realizadas entrevistas com 11 professores que lecionam no Pará e Amapá. Identificamos uso predominante do espaço doméstico para a realização de atividades culturais. Fora do espaço residencial, as atividades mais recorrentes são aquelas ligadas ao eixo lazer e meio ambiente. Todos os docentes demonstraram construir maneiras de ensinar lazer a partir das próprias experiências culturais. Diante disso, nos parece fundamental a edificação de processos formativos no lazer que o situem como um campo cultural, capaz de dialogar com a diversidade de saberes, de identidades culturais, de realidades e de experiências de vida.