Publicações de Turismo
Nova busca:        


O processo de desintermediação dos serviços turísticos: uma análise em um segmento de classe média com alta escolaridade
 
     O processo de desintermediação dos serviços turísticos: uma análise em um segmento de classe média com alta escolaridade
     
     


Autor(es):
Tavares, Jean Max
Neves, Otaviano Francisco


Periódico: Revista Acadêmica Observatório de Inovação do Turismo

Fonte: REVISTA ACADÊMICA OBSERVATÓRIO DE INOVAÇÃO DO TURISMO; Vol. VI, No. 1 (2011)

Palavras-chave:


Resumo: É inegável o aumento da importância da tecnologia da informação nos processos existentes em diversos setores da economia. No turismo, em particular, esse impacto parece ser ainda maior já que a informação é imprescindível para seu funcionamento. Porém, será que tal impacto tem sido suficiente para dar início a um processo de desintermediação dos serviços turísticos, afetando principalmente as agências de viagens? Com o propósito de investigar essa questão, foi realizada uma pesquisa entre um público de alta escolaridade e com renda elevada. Os resultados indicam, em princípio, que realmente existe o processo de desintemerdiação dos serviços turísticos, mas que as agências de viagens ainda desempenham um papel relevante como canal de distribuição.