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Orientação para o Mercado: estudo de restaurantes da Região da Foz do Itajaí no período de crise do Covid-19
 
     Orientação para o Mercado: estudo de restaurantes da Região da Foz do Itajaí no período de crise do Covid-19
     
     


Autor(es):
Flores, Luiz Carlos da Silva
Borinelli, Débora Bortolomeoti
Flores, Guilherme Oliveira de Mattos da Silva


Periódico: Revista Hospitalidade

Fonte: Revista Hospitalidade; Revista Hospitalidade v.19 - 2022; 268-292

Palavras-chave:
Orientação para o mercado; Restaurantes; Desempenho.


Resumo: Para atender a demanda da atividade turística é necessário que haja uma infraestrutura composta de diversos equipamentos turísticos, tais como: atrações, hospedagens e restaurantes – o último, tema deste artigo. Atualmente, as organizações têm buscado incessantemente por vantagens competitivas que possam proporcionar melhores desempenhos organizacionais adotando posturas orientadas para o mercado (OPM). Considerando a diversificada oferta de restaurantes e a concorrência do setor, bem como seu escopo, alguns restaurantes estão mais organizados adotando ferramentas de orientação para o mercado e outros não. Nesse contexto foi definido como objetivo dessa pesquisa analisar os fatores da orientação para o mercado e sua influência no desempenho dos restaurantes da região da Foz do Itajaí. Para isso foi utilizado um referencial teórico contemplando as temáticas de orientação para o mercado e restaurantes. A pesquisa caracterizou-se como exploratória-descritiva e delineamento quantitativo. A população e amostra é de restaurantes de Balneário Camboriú, Balneário Piçarras e Itajaí, sendo utilizado um questionário para o levantamento de dados, e análise descritiva apoiada em técnicas da estatística descritiva, replicando os procedimentos da escala MORTN, de Deshpandé e Farley (1998). Como resultado foi descrito o perfil dos respondentes composto por gestores dos restaurantes e pode-se afirmar que restaurantes pesquisados demonstram adotar práticas de orientação para o mercado, ações direcionadas para o consumidor, e pouca atenção aos concorrentes, e durante o período de pandemia adotaram mudanças nos processos, principalmente o delivery.