Publicações de Turismo
Nova busca:        


Erva-mate: valor simbólico da cultura do consumo ritualístico do tereré e chimarrãono contexto da cultura brasileira
 
     Erva-mate: valor simbólico da cultura do consumo ritualístico do tereré e chimarrãono contexto da cultura brasileira
     
     


Autor(es):
Euflausino, Mariana Aparecida
Schardong, Bianca Fortes
Pepece, Olga Maria Coutinho


Periódico: Revista Hospitalidade

Fonte: Revista Hospitalidade; Revista Hospitalidade v.19 - 2022; 209-244

Palavras-chave:
Teoria da cultura do consumo; Consumo ritualístico; Erva-mate; História oral; Cultura brasileira; Hospitalidade


Resumo: Este estudo teve como intuito compreender o valor simbólico atribuído ao consumo da erva-mate na constituição das bebidas chimarrão e tereré, tendo por contexto o comportamento do consumidor em reflexo à pluralidade das teias culturais brasileiras. Para tanto, guiamo-nos sob a lente teórica da Teoria da Cultura do Consumo - CCT, em sua abordagem de rituais de consumo de bebidas. Como percurso metodológico, adotamos uma abordagem qualitativa, de perspectiva interpretativa. Utilizamos a técnica de história oral temática, observação participante, análise de conteúdo e de imagens. Os resultados configuraram-se em quatro dimensões: a) predomínio substantivo e de comensalidade; b) predomínio instrumental; c) adaptações do ritual frente ao tempo e à tecnologia; e d) identificação e territorialização por meio do consumo. A partir dos resultados, foram levantadas discussões e considerações sobre as principais contribuições do estudo, como uma nova compreensão do elemento espectadores e o esforço em uma modelagem de integração entre os avanços da abordagem ritualística e dimensões de valores simbólicos.