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Do chá ao teanner: estudo de caso sobre o serviço gastronômico em empresa de eventos
 
     Do chá ao teanner: estudo de caso sobre o serviço gastronômico em empresa de eventos
     From tea to teanner: case study on gastronomic service in an event company
     


Autor(es):
Ferreira, Jéssica Cardoso
Tavares, Beatriz Carvalho
Mattoso, Verônica de Andrade


Periódico: Revista Hospitalidade

Fonte: Revista Hospitalidade; Revista Hospitalidade v.19 - 2022; 402-427

Palavras-chave:
Chá; Gastronomia. Hospitalidade; Jantar; Serviço Gastronômico.


Resumo: Os serviços gastronômicos proporcionam momentos simbólicos associados à comensalidade e ao estreitamento de vínculo dos comensais. O teanner surge como um serviço que une características do chá da tarde e jantar. O presente estudo teve como objetivo destacar o teanner como uma proposta inovadora em serviço gastronômico no Rio de Janeiro. A pesquisa apresenta caráter qualitativo e exploratório, com estudo de caso do RappaTeanner, serviço oferecido pela empresa Rappanui Gastronomia, da cidade de Niterói, Região Metropolitana do Rio de Janeiro. Como procedimentos metodológicos, foi realizada a Análise de Conteúdo das propostas de cardápio dos anos de 2012 e 2021, utilizando critérios técnicos e etnológicos. Como principais resultados, constatou-se a presença da diversidade de preparações, formas de apresentação e influências culinárias, além de evidenciar as possibilidades de adequação e adaptação a variados perfis, necessidades e contextos do teanner.