Publicações de Turismo
Nova busca:        


A confiança como fator chave no desenvolvimento de clusters de turismo
 
     A confiança como fator chave no desenvolvimento de clusters de turismo
     Trust as a key factor in the development of tourism clusters
     La confianza como factor clave en el desarrollo de clústeres turísticos


Autor(es):
De Luca, Anabella


Periódico: Ayana Revista de Investigación en Turismo

Fonte: Ayana. Revista de Investigación en Turismo; v. 3 n. 1 (2022); 031

Palavras-chave:
confiança; cluster; cooperação; fator essencial; turismo de reencontro


Resumo: O objetivo deste trabalho é estudar a confiança como fator fundamental (Gómez Díaz, 2017) na gestação de um cluster, neste caso para o setor de Turismo de Encontros da cidade de Posadas, província de Misiones na Argentina. Pretende-se identificar a existência ou não deste fator necessário para o desenvolvimento destas estruturas que permitem aumentar a competitividade da atividade. Este artigo, elaborado a partir de métodos qualitativos, conclui que, embora o setor esteja consolidado por ter infraestrutura, demanda, fornecedores, forte apoio governamental, ainda as relações sociais entre os atores são transitórias e mutáveis, ou seja, são marcadas por questões pessoais e comportamentos individualistas. Isto gera uma intensa competição local e falta de lealdade entre os atores, dificultando a formação de um cluster. Embora haja indícios de cooperação entre os atores, observa-se que ela é seletiva e, portanto, determina ausência de confiança no setor estudado.