Resumo: O propósito deste estudo é discutir a noção dos laboratórios de inovação enquanto uma plataforma para o desenvolvimento turístico de cidades com interesse no turismo criativo. A revisão de literatura contemplou aspectos conceituais dos laboratórios de inovação e do turismo criativo, propondo as interrelações entre os conceitos. Como métodos, utilizou-se a técnica de revisão de narrativas, a partir de fontes bibliográficas, documentais e entrevista. Como resultados, tem-se que autorização, financiamento, eixos de atuação, caracterização, comunicação e objetivos são elementos importantes para a constituição de laboratórios de inovação no turismo, e que estes espaços contribuem para o fomento da cultura e de negócios locais, bem como estimula o turismo de experiência pelo potencial criativo da comunidade e dos visitantes. Os resultados são voltados para os atores envolvidos na atividade turística, inclusive policymakers, ao demonstrar o potencial dos laboratórios de inovação no contexto do turismo criativo, a partir de ilustrações empíricas, em que a cooperação e a experimentação contribuem para o desenvolvimento turístico de cidades mais inclusivas e resilientes.