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Determinantes da lealdade online em sites de alojamento: um estudo comparativo do comportamento do consumidor português e brasileiro
 
     Determinantes da lealdade online em sites de alojamento: um estudo comparativo do comportamento do consumidor português e brasileiro
     
     


Autor(es):
de Aguiar, Pâmela Mossmann
Bairrada, Cristela Maia
Coelho, Arnaldo Fernandes Matos


Periódico: Revista Acadêmica Observatório de Inovação do Turismo

Fonte: REVISTA ACADÊMICA OBSERVATÓRIO DE INOVAÇÃO DO TURISMO; Vol. XIV, NO. 3 (2020); 64-93

Palavras-chave:
Marketing; Marketing de turismo; Marketing de relacionamento; Lealdade do consumidor.; Diferenças culturais. Lealdade online. Sites de reserva de alojamento.


Resumo: Tendo em conta o ambiente digital onde atualmente vivemos, este trabalho de investigação objetiva estudar os determinantes da lealdade online, mais especificamente nos sites de reserva de alojamento. Este trabalho visou abarcar um número maior de possíveis antecedentes da lealdade online, tanto de cunho cognitivo (como o valor utilitário, o valor percebido, o boca-a-boca online), quanto afetivo (como o valor hedônico, a percepção de diversão, a aprendizagem). Além disso, propõe-se a analisar se as diferenças culturais entre os brasileiros e os portugueses afetam a lealdade online e as relações que se estabelecem entre esta variável e os seus antecedentes, pelo que a amostra final é constituída por 482 indivíduos (227 brasileiros e 255 portugueses). A análise dos dados, feita por meio da Modelagem de Equações Estruturais (MEE), mostrou que as diferenças culturais influenciam na formação da lealdade online. Também revelou que, por um lado, a qualidade online, a percepção de diversão, a satisfação online e o valor utilitário apresentaram-se como importantes antecedentes da lealdade online. Por outro lado, verificou-se que o valor hedônico apareceu como um possível influenciador que merece atenção e maior investigação.