Publicações de Turismo
Nova busca:        


A semiótica do turismo para análises visuais
 
     A semiótica do turismo para análises visuais
     The tourism semiotics for visual analysis
     La semiótica turística para el análisis visual


Autor(es):
Guissoni, Rodrigo
Luderer, Cynthia Arantes Ferreira
Carvalho, Joelma Monteiro de
Mello, Cynthia Menezes


Periódico: Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo

Fonte: Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo; v. 17 (2023); 2632

Palavras-chave:
Fotografía; Proceso de significación; Metodología; Instagram; Cristo Redentor


Resumo: O humano é um ser simbólico que busca explicar os fenômenos que surgem diante de si, os fenômenos visuais. Para isso a semiótica o auxilia nesse caminho da interpretação. No universo turístico, as fotografias emergem como contributo para a evolução no modo de representar, registrar, documentar o que está ao alcance dos olhos ou além. Nesse sentido, esta pesquisa busca demonstrar como a semiótica do turismo contribui para adensar as análises visuais no campo do turismo. Para tanto, visa-se conferir sua usabilidade, assim como a aplicação desse método, suas categorias e uso na produção de sentido. Esta pesquisa, de natureza qualitativa, realizou uma análise visual em fotos do Cristo Redentor extraídas do Instagram. Dentre os principais resultados, foi possível constatar o papel da semiótica do turismo como aporte metodológico junto as pesquisas com teor visual. Essa aplicabilidade possibilitou, por meio de categorias, elementos e composição, identificar três interpretações mediante as fotos do Cristo Redentor: (i) como representação (sentido semiótico); (ii) como um pano de fundo (tela semiótica); (iii) como cenário na dinâmica com os turistas.