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Credibilidade do travel influencer no Instagram afetando a intenção do viajante na escolha de destinos
 
     Credibilidade do travel influencer no Instagram afetando a intenção do viajante na escolha de destinos
     Travel influencer credibility on Instagram affecting traveler's choosing destinations intention
     La credibilidad de los influyentes de viajes en Instagram afecta la intención del viajero en la elección de destinos


Autor(es):
Silva, Ayslane
Mendes-Filho, Luiz


Periódico: Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo

Fonte: Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo; v. 17 (2023); 2669

Palavras-chave:
Travel influencers; Instagram; Credibilidade; Modelo Heurístico-Sistemático; Teoria da Ação Racional


Resumo: A pesquisa analisa como a credibilidade do Travel Influencer no Instagram afeta a intenção do viajante na escolha de destinos de viagem. O modelo de análise foi construído com base na combinação das teorias: Modelo Heurístico Sistemático (MHS) e Teoria da Ação Racional (TAR). No modelo assume-se que o conteúdo produzido pelo influenciador de viagem é estudado através de duas rotasde processamento da informação: heurística e sistemática. É proposto como dimensão heurística: a confiabilidade do influenciador; e como dimensão sistemática: a qualidade do argumento, onde juntas influenciam a credibilidade da informação. O modelo também verifica a relação direta entre credibilidade, imagem, normas subjetivas e atitude com a intenção do viajante na escolha de destinos turísticos. O estudo utiliza do método hipotético-dedutivo com abordagem quantitativa. Foram coletados 222 questionários, distribuídos online via plataforma Instagram, pois os respondentes utilizam redes sociais e influenciadores de viagem na escolha de destinos de viagem. Como técnica de análise dos dados utilizou-se a modelagem de equações estruturais. Dentre os resultados encontrados, os roteadores heurístico e sistemático atuam no processamento da credibilidade do Travel Influencer, assim como a atitude, normas subjetivas e imagem percebida do destino afetando positivamente a intenção de escolha de destinos de viagem.