Publicações de Turismo
Nova busca:        


O impacto do Covid-19 nos passeios escolares: um estudo em escolas da rede pública de ensino fundamental em Planaltina-DF
 
     O impacto do Covid-19 nos passeios escolares: um estudo em escolas da rede pública de ensino fundamental em Planaltina-DF
     
     


Autor(es):
Duarte, Donária Coelho
de Jesus Lima, Talita


Periódico: Revista Cenário

Fonte: Cenário: Revista Interdisciplinar em Turismo e Território ; v. 10 n. 2 (2023): Desde 2022 em fluxo contínuo; 240-255

Palavras-chave:
passeios escolares; Covid-19; aprendizagem; ensino remoto; pandemia


Resumo: O objetivo deste artigo é discutir os passeios escolares durante a pandemia de Covid-19. Realiza um estudo qualitativo com os coordenadores de escolas da rede pública de ensino fundamental na Região Administrativa de Planaltina-DF. Devido ao cenário restritivo de isolamento social, a pesquisa foi realizada por contato telefônico. Os resultados indicam que os passeios escolares antes da pandemia eram ferramentas educativas, caracterizadas como um método de ensino que contribuía para a vivência, socialização e cultura fora da sala de aula. A pandemia tornou mais evidente a desigualdade social e o aumento da evasão escolar, o que dificultou a realização do ensino remoto. No período, alternativas foram empregadas, como o uso de ilustrações de atrativos turísticos. Contudo, a internet de má qualidade dos alunos tornou a realização dessa dinâmica mais prejudicada.