Publicações de Turismo
Nova busca:        


Uma análise comparativa dos indicadores de competitividade turística regional com base na teoria de crouch e Ritchie (1999)
 
     Uma análise comparativa dos indicadores de competitividade turística regional com base na teoria de crouch e Ritchie (1999)
     
     


Autor(es):
DE CHAVES, THIAGO JOSE
Secchi, Leonardo


Periódico: Revista de Turismo Contemporâneo

Fonte: Revista de Turismo Contemporâneo; v. 11 n. 1 (2023)

Palavras-chave:


Resumo: Com a evolução da relevância do Turismo como segmento econômico mundial, o tema da competitividade turística ganha espaço nas pesquisas acadêmicas. A identificação de rankings de competitividade, bem como as variáveis que os compõem, podem oferecer diversos direcionamentos para o desenvolvimento do setor em determinada localidade. A partir do modelo de competitividade proposto por Crouch e Ritchie (1999), que aborda a multidimensionalidade da competitividade e do seu aspecto econômico, como a verificação de indicadores específicos que aumentem a prosperidade dos destinos turísticos com um impacto negativo mínimo; este estudo analisou artigos sobre competitividade turística regional obtidos a partir de pesquisa bibliográfica realizada durante o segundo semestre de 2019, alcançando 182 artigos na base de Periódicos da Capes, do quais 107 foram analisados sistematicamente. Como efeito, baseado nos percursos estatísticos de cada artigo selecionado, ficou demonstrado diferentes formas de abordagem do tema a partir de uma mesma base teórica. Logo, auferiu-se, que a complementariedade do modelo de Ritchie e Crouch (1999, 2003) seria a criação de um único indicador a partir das duas formas de escala analisadas neste estudo; da atratividade focada no bem-estar do turista e outra focada no cenário econômico do turismo local.