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Turismo e patrimônio cultural na Universidade Federal do Ceará: explorando o Museu de Arte e suas ações cotidianas
 
     Turismo e patrimônio cultural na Universidade Federal do Ceará: explorando o Museu de Arte e suas ações cotidianas
     Português Tourism and Cultural Heritage at the Federal University of Ceara: Exploring the Museum of Art and its everyday actions
     


Autor(es):
Siqueira, Graciele Karine
Rocha, Saulo Moreno


Periódico: Revista Iberoamericana de Turismo

Fonte: RITUR - Revista Iberoamericana de Turismo; v. 13 (2023): Dossiê Número 5 'Museus, Turismo e Sociedade'; 187-208

Palavras-chave:
Turismo. Patrimônio Cultural. Universidade. Museu de Arte; Turismo. Patrimônio Cultural. Universidade. Museu de Arte


Resumo: O Estado do Ceará está entre os três estados da região Nordeste do Brasil com maior interesse para o turismo nacional e internacional, em especial, a exploração das praias e belezas naturais. Apesar do potencial cultural do estado, esta questão fica relegada a outros planos de menor interesse pelos órgãos que fomentam o turismo local. Neste sentido, a Universidade Federal do Ceará (UFC), com sede principal em Fortaleza e cinco campi no interior do estado, possui em sua estrutura organizacional um valoroso conjunto patrimonial de interesse cultural e potencial turístico. A área cultural da universidade vem se consolidando e conquistando espaço por meio da criação de instrumentos e normativas, com a institucionalização e fortalecimento de órgãos e setores competentes, e o fomento a grupos de estudo e redes que estão sintonizados aos debates teóricos e práticos do campo cultural. Este trabalho tem como objetivo apresentar e discutir a potencialidade da educação patrimonial e museal e do turismo em ambiente universitário, discutindo as experiências aqui denominadas de turismo pedagógico/acadêmico/institucional, vivenciadas pelos servidores docentes, técnicos-administrativos e terceirizados e pelo corpo discente no Museu de Arte da UFC (Mauc). Apresentaremos as estratégias utilizadas pelo museu para alavancar a visitação no espaço museal (presencial e digital), atrair e fidelizar os visitantes internos e, consequentemente, fortalecer e projetar a instituição no cenário estadual e nacional. Serão evidenciados aspectos de planejamento, pesquisa, comunicação, extensão e experimentação educativa, compreendidos como elos de uma cadeia favorável à ampliação da ressonância e da aderência do museu junto a seus públicos.