Publicações de Turismo
Nova busca:        


A experiência turística inteligente na perspectiva do viajante
 
     A experiência turística inteligente na perspectiva do viajante
     THE SMART TOURIST EXPERIENCE FROM THE TRAVELER’S PERSPECTIVE
     LA EXPERIENCIA TURÍSTICA INTELIGENTE DESDE LA PERSPECTIVA DEL VIAJERO


Autor(es):
Corrêa, Stela Cristina Hott
de Sevilha Gosling, Marlusa


Periódico: Turismo, Visão e Ação

Fonte: Turismo: Visão e Ação; v. 25 n. 1 (2023): Jan-Abr; 72-93

Palavras-chave:
Experiência turística inteligente; auto personalização; apego ao lugar; bem-estar; e-WOM


Resumo: O estudo da experiência turística inteligente (ETI) tem priorizado a investigação do uso da tecnologia inteligente do turismo (TIT) pela governança turística e deixado os aspectos subjetivos do viajante em segundo plano. Procurando preencher esta lacuna, o objetivo deste trabalho é compreender a formação da ETI na perspectiva do viajante. Ele tem caráter exploratório-qualitativo empregando a análise de conteúdo nas opiniões de 76 respondentes. Como resultado, observa-se que a ETI se manifesta no aspecto tecnológico, mas também em respostas cognitivas, comportamentais, sociais e emocionais. A autopersonalização é percebida como um processo autônomo, em que o viajante busca informações e soluções sem esperar por ofertas customizadas. Esse esforço cognitivo é caracterizado por interações sociais geradoras de estados de autonomia e bem-estar que favorecem o apego ao lugar, o e-WOM e o engajamento do viajante nas redes sociais e canais de comunicação de conteúdo próprio das organizações do turismo. O trabalho apresenta como contribuição a formulação de proposições para pesquisas futuras fundamentadas nas relações descobertas na análise dos dados e sinaliza que a confiança possa ser uma variável auxiliar para o entendimento desse fenômeno no contexto da teoria das trocas sociais. Sugestões acadêmicas e gerenciais são apresentadas ao final.