Publicações de Turismo
Nova busca:        


Análise da Imagem Afetiva dos Turistas no Destino Vale dos Vinhedos - RS
 
     Análise da Imagem Afetiva dos Turistas no Destino Vale dos Vinhedos - RS
     ANALYSIS OF THE AFFECTIVE IMAGE OF TOURISTS IN THE DESTINATION VALE DOS VINHEDOS - RS
     ANÁLISIS DE LA IMAGEN AFECTIVA DE LOS TURISTAS EN EL DESTINO VALE DOS VINHEDOS - RS


Autor(es):
Freire, Rafael Meira Lima
Maracajá, Kettrin Farias Bem
Valduga, Vander
Nascimento, Alex Bruno Ferreira Marques do


Periódico: Turismo, Visão e Ação

Fonte: Turismo: Visão e Ação; v. 25 n. 1 (2023): Jan-Abr; 114-133

Palavras-chave:
Enoturismo; Destino Turístico; Análise de sentimentos; Vale dos Vinhedos


Resumo: O objetivo deste trabalho é identificar os elementos associados à imagem afetiva do destino turístico Vale dos Vinhedos, no Rio Grande do Sul, relacionando as palavras expressas pelos turistas através de suas avaliações no site TripAdvisor. A metodologia utilizada foi baseada em análise de dados qualitativos e análise de conteúdo feita por amostragem, levantada pelo site TripAdvisor, gerando 2.380 comentários sobre o destino turístico. Na análise de dados, foi utilizado o software IRAMUTEQ e o software R para que fossem geradas as figuras baseadas nos comentários dos turistas. Como resultado, as análises da imagem afetiva dos turistas estão associadas ao Vale dos Vinhedos, baseado nos comentários que utilizaram palavras positivas sobre o local destacando o grande potencial de desenvolvimento do destino turístico e a consolidação do enoturismo, como destaque das palavras mais utilizadas no banco de dados, relacionadas às vinícolas estão: a cultural, histórica, gastronômica e os diversos tipos de serviços turísticos da região. Conclui-se que as palavras utilizadas pelos turistas, no site TripAdvisor mostram que a imagem afetiva do Vale dos Vinhedos se destaca por ser um destino turístico com excelentes atrativos turísticos, com enfoque na cultura local, nas experiências gastronômicas, no enoturismo e na diversidade de serviços proporcionados pelo destino turístico para os turistas.