Publicações de Turismo
Nova busca:        


Periódicos brasileiros de turismo (1990-2018): avaliação de sua estrutura intelectual por meio de acoplamento bibliográfico
 
     Periódicos brasileiros de turismo (1990-2018): avaliação de sua estrutura intelectual por meio de acoplamento bibliográfico
     Brazilian tourism journals (1990-2018): evaluation of its intellectual structure, by means of bibliographic coupling
     Revistas brasileñas de turismo (1990-2018): evaluación de su estructura intelectual a través del acoplamiento bibliográfico


Autor(es):
Köhler, André Fontan
Digiampietri, Luciano Antonio


Periódico: Revista Turismo em Análise

Fonte: Revista Turismo em Análise; v. 33 n. 2 (2022): Maio-Agosto; 235-258

Palavras-chave:
Turismo; Periódicos; Artigo de periódico; Autoria; Bibliometria


Resumo: A pesquisa avalia a estrutura intelectual de 16 periódicos brasileiros de turismo, por meio de acoplamento bibliográfico (revistas científicas). Isso contemplou a citação e cocitação de referências de 3.887 artigos, totalizando 108.595 entradas. Objetiva-se apresentar um panorama desta estrutura intelectual, analisar o ranking de periódicos mais citados, e “mapear” a estrutura intelectual, por meio de acoplamento bibliográfico. Verifica-se o contínuo aumento da média e mediana de referências por artigo e o expressivo crescimento dos artigos de periódico em sua composição. Isso faz com que o acoplamento bibliográfico revele, crescentemente, a estrutura intelectual. O ranking revela o domínio dos principais periódicos internacionais de turismo e de alguns dos periódicos selecionados pela pesquisa. Distinguem-se Tourism Management, Annals of Tourism Research, Turismo em Análise, Revista Turismo – Visão e Ação e Journal of Travel Research como os principais periódicos. A rede é composta pelos seguintes agrupamentos: a) Agrupamento 4: ocupa o centro da rede e é formado, predominantemente, por revistas internacionais de turismo de alto impacto, secundadas por títulos de administração, hospitalidade e marketing; b) Agrupamento 1 (16 periódicos): conta com dez periódicos pertencentes ao objeto de estudo da pesquisa, e apresenta certo caráter periférico, em relação ao Agrupamento 4; c) Agrupamento 2 (sete periódicos): menor e mais periférico da rede, é composto, exclusivamente, por revistas de administração; e d) Agrupamento 3: os periódicos de marketing e hospitalidade formam seu núcleo, secundados pelos de administração e serviços. Como principais lacunas na estrutura intelectual, esperava-se encontrar mais periódicos de ciências sociais e de lazer.