Publicações de Turismo
Nova busca:        


Impactos da cocriação de valor em serviços de turismo rural: o caso de um hotel-fazenda de Santa Catarina
 
     Impactos da cocriação de valor em serviços de turismo rural: o caso de um hotel-fazenda de Santa Catarina
     Impacts of value co-creation in rural tourism services: the case of a Santa Catarina farm hotel
     Los impactos de la cocreación de valor en los servicios de turismo rural: el caso de un hotel fazenda en Santa Catarina


Autor(es):
Bonamigo, Andrei
Soares, Carlos Alberto Lidizia


Periódico: Revista Turismo em Análise

Fonte: Revista Turismo em Análise; v. 33 n. 2 (2022): Maio-Agosto; 279-292

Palavras-chave:
Turismo rural; Agroturismo; Gestão em turismo; Hospitalidade; Cooperação; Turismo Rural


Resumo: O turismo rural se apresenta como uma alternativa para o desenvolvimento socioeconômico brasileiro, bem como implica na mitigação do êxodo rural e é uma estratégia para o desenvolvimento regional. Nessa perspectiva, a cocriação de valor entre os atores do ambiente rural permite o acesso a conhecimento, informações e tecnologias por meio da complementariedade de recursos, o que implica no desenvolvimento da atividade turística. Diante do exposto, o presente artigo objetiva diagnosticar, por meio de um estudo de caso, os impactos da cocriação de valor em um hotel fazenda. Para atingir esse objetivo, foram conduzidas duas visitas in loco ao hotel fazenda, e entrevistas e análise documental foram fornecidas pelos entrevistados. Em seguida, conduziu-se uma análise de conteúdo baseada em Bardin (2011). A partir dos achados, evidencia-se um conjunto de contribuições advindas da cocriação de valor no entorno do hotel fazenda, bem como entraves à cocriação de valor, os quais se apresentam como inibidores no contexto do serviço rural cocriado. Os achados indicam que a cocriação de valor para a comunidade do entorno permite prover novas experiências ao turista, de modo que aspectos regionais, culturais e alimentos típicos da região sejam disseminados. A cocriação de valor demonstrou ser uma forma de estimular a competitividade colaborativa, pelo compartilhamento e a complementariedade de recursos. Por outro lado, a fragilidade nos métodos adotados de gestão e seleção dos atores para a cooperação tem se demonstrado um risco, que pode implicar na codestruição de valor.