Publicações de Turismo
Nova busca:        


A relevância do storytelling para a percepção da autenticidade
 
     A relevância do storytelling para a percepção da autenticidade
     The relevance of storytelling for authenticity perception
     La relevancia del storytelling para la percepción de la autenticidade


Autor(es):
Andrade-Matos, Mariana Bueno de
Cavalcante, Mariana Magalhães


Periódico: Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo

Fonte: Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo; v. 17 (2023); 2719

Palavras-chave:
Storytelling; Autenticidade; Turismo de Cacau; Turismo de Chocolate; Experiências Turísticas; Ilha do Combu


Resumo: O objetivo deste artigo é compreender como o storytelling, ou a contação de histórias, é relevante para a autenticidade. Para tanto, foi desenvolvida revisão de literatura sobre autenticidade em experiências turísticas e sobre storytelling, o que deu base para as discussões teóricas deste estudo. Para que se pudesse alcançar o objetivo proposto, optou-se por uma abordagem interpretativista e qualitativa com trabalho de campo aplicado ao contexto do turismo cacaueiro e chocolateiro na Ilha do Combu, Pará. A coleta de dados se deu por meio de observação e de entrevistas semiestruturadas, e os dados - depois de organizados e transcritos - foram analisados por meio de análise de conteúdo. A partir do acesso aos dados, observou-se que o storytelling proporcionou conexão entre os objetos, o local, as pessoas (incluindo comunidade e prestadores de serviço) e a experiência turística. Nesse sentido, o estudo foi capaz de demonstrar a relação existente entre os elementos da abordagem relacional da autenticidade (Rickly-Boyd, 2012) com o storytelling. Ainda, o estudo permite perceber que as histórias conectam os envolvidos na experiência e seus repertórios, legitimam processos de produção, ilustram aspectos físicos e dão significados a ações.