Publicações de Turismo
Nova busca:        


A influência dos relacionamentos interorganizacionais no desempenho de empresas hoteleiras: evidências de destinos peruanos
 
     A influência dos relacionamentos interorganizacionais no desempenho de empresas hoteleiras: evidências de destinos peruanos
     The influence of interorganizational relationships on the performance of hotel companies : evidence from Peruvian destinations
     La influencia de las relaciones interorganizacionales en el desempeño de las empresas hoteleras: evidencia desde destinos peruanos


Autor(es):
Vieira, Daniel Pires
Reyes Júnior , Edgar
Vásquez , Pamela Lylibeth Asmat


Periódico: Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo

Fonte: Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo; v. 17 (2023); 2739

Palavras-chave:
Relacionamentos Interorganizacionais; Clusters; Destinos Turísticos; Hotéis


Resumo: Turismo é uma atividade econômica naturalmente complexa, na qual as organizações e empresas relacionam-se entre si. Partindo da perspectiva de que relacionamentos importam e que diferentes tipos de relacionamento estão disponíveis para as empresas em um destino turístico, o presente trabalho tem por objetivo analisar a relação entre diferentes tipos de relacionamentos interorganizacionais sobre o desempenho das empresas de hospedagem. De forma específica analisam-se os relacionamentos estabelecidos por estabelecimentos de hospedagem de três destinos turísticos peruanos: Cusco, Arequipa e Trujillo. Os dados coletados são de fonte primária e foram analisados a partir da técnica de Análise de Equações Estruturais. Os resultados indicam que somente os relacionamentos verticais influenciam o desempenho das empresas, reforçando o papel da complementariedade. Embora não influenciem diretamente o desempenho, os resultados apontam que as organizações de suporte desempenham papel relevante ao estimular o desenvolvimento de relacionamentos verticais e horizontais.