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Bolinhol de Vizela: with genesis in 1884, now gastronomic heritage and tourist resource: Bolinhol de Vizela: with genesis in 1884, now gastronomic heritage and tourist resource
 
     Bolinhol de Vizela: with genesis in 1884, now gastronomic heritage and tourist resource: Bolinhol de Vizela: with genesis in 1884, now gastronomic heritage and tourist resource
     Bolinhol de Vizela: with genesis in 1884, now gastronomic heritage and tourist resource: Bolinhol de Vizela: with genesis in 1884, now gastronomic heritage and tourist resource
     


Autor(es):
Coelho, Jorge


Periódico: Revista Iberoamericana de Turismo

Fonte: RITUR - Revista Iberoamericana de Turismo; v. 13 n. 1 (2023): Revista Iberoamericana de Turismo-RITUR; 27-35

Palavras-chave:
Turismo; Gastronomia; Economia; História; Património; Turismo; Gastronomia; História; Património


Resumo: Há mais de 130 anos que o Bolinhol faz parte do património gastronómico de Vizela, concentrando características históricas, culturais e económicas relevantes que merecem ser protegidas, preservadas, valorizadas e promovidas. Um bolo único que é uma mais-valia gastronómica do Concelho de Vizela, na região Norte de Portugal. A sua génese remonta a 1884. A história do bolo e o seu crescente destaque acompanham o desenvolvimento das termas de Vizela e, por inerência, da própria localidade. Sobretudo a partir do início do século XX, com a conclusão de importantes obras na rede de transportes e comunicações, os ingleses ligados ao comércio do Vinho do Porto, bem como os turistas do Norte de Portugal e Espanha, todos com significativo poder económico, optaram Vizela para frequentar as termas. Para o desenvolvimento deste artigo, de caráter ensaístico, portanto descritivo, mas também reflexivo, pesquisou-se e revisou-se o conteúdo publicado sobre o objeto de análise, a fim de compreender a trajetória histórica do bolo, o que garantiu sua longevidade e quais são suas relevância na relação entre a oferta e a procura turística. Hoje, o Bolinhol, além de ser um ícone da gastronomia e cultura vizelandesa, legado de várias gerações, é um recurso turístico relevante na dinâmica local, tanto turística como económica, também uma marca e a sua promoção e comercialização geram impactos positivos.