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A influência da internet e do boca a boca eletrônico no turismo de bem-estar: uma análise na perspectiva dos consumidores em SPAs
 
     A influência da internet e do boca a boca eletrônico no turismo de bem-estar: uma análise na perspectiva dos consumidores em SPAs
     
     


Autor(es):
Oliveira Gonçalves da Silva Cavalcante, Islaine Cristiane
Fernandes Ferreira, Lissa Valéria


Periódico: Revista Iberoamericana de Turismo

Fonte: RITUR - Revista Iberoamericana de Turismo; v. 13 n. 1 (2023): Revista Iberoamericana de Turismo-RITUR; 36-61

Palavras-chave:
Turismo de bem-estar; Spas; Conteúdo Gerado pelo Usuário; TripAdivisor; Turismo de saúde; Turismo de bem-estar; Avaliações no TripAdvisor; Spas


Resumo: Com o aumento do acesso à informação digital há uma maior busca por comentários na internet antes de realizar uma compra, seja de um produto ou serviço. A pesquisa tem como objetivo analisar as principais considerações sobre as avaliações dos consumidores do segmento de turismo de bem-estar em spas do Rio Grande do Norte (RN). Para fins metodológicos a pesquisa se classifica como qualitativa, exploratória descritiva, intencional, não probabilística, fazendo uso do software Iramuteq versão 0.7 Alpha 2 e a técnica de análise de conteúdo, conforme Bardin (1977). A plataforma utilizada para análise do Conteúdo Gerado pelo Usuário (CGU) foi o TripAdvisor. Obteve-se uma amostra de 13 estabelecimentos de diferentes destinos do RN, tais como: Natal, Tibau do Sul (Pipa), Nísia Floresta (Tabatinga), São Miguel do Gostoso e Monte das Gameleiras. Foram contabilizados o total de 24.225 comentários, até o final de novembro de 2022, nos estabelecimentos selecionados na plataforma do TripAdvisor desde a criação das contas. Como resultados foi possível verificar que os maiores quantitativos de comentários estão nos estabelecimentos denominados Spa resort, tendo em vista que estes possuem uma demanda maior de clientes e Unidades Habitacionais (UH’s). As principais características avaliadas pelos turistas que utilizaram dos serviços de spas no RN foram: atendimento, qualidade, infraestrutura (relacionada as atividades existentes no hotel/resort) e massagem. Pode-se concluir que o marketing de Boca a Boca Eletrônico atrelado aos destinos turísticos e/ou estabelecimentos possui relevância significativa. Considerando que o interessado em comprar um produto ou serviço irá ler os primeiros comentários que foram realizados por outros consumidores é importante destacar sobre a importância do retorno por parte da gerência nos comentários nessas plataformas de avaliação, principalmente se forem negativos.