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Atuação de grupos de pesquisa em turismo localizados em Instituições Públicas de Ensino no Nordeste do Brasil: Internacionalização, projetos e perspectiva
 
     Atuação de grupos de pesquisa em turismo localizados em Instituições Públicas de Ensino no Nordeste do Brasil: Internacionalização, projetos e perspectiva
     Performance of tourism research groups located in Public Educational Institutions in Northeast Brazil: Internationalization, projects and perspectives
     Desempeño de grupos de investigación en turismo ubicados en Instituciones Públicas de Enseñanza del Nordeste de Brasil: Internacionalización, proyectos y perspectivas


Autor(es):
Barros, Alice Emanuele de Almeida
Virgínio, Darlyne Fontes
Alexandre, Mauro Lemuel de Oliveira


Periódico: Ateliê do Turismo

Fonte: Ateliê do Turismo; v. 7 n. 1 (2023): Janeiro - Junho; 260-284

Palavras-chave:
Turismo; Grupos de Pesquisa; Nordeste; Brasil


Resumo: O objetivo dessa pesquisa foi identificar as ações de internacionalização e realização de projetos nos grupos de pesquisa em turismo de Instituições de Ensino Superior (IES) no Nordeste do Brasil. Trata-se de estudo descritivo-exploratório com abordagem quali-quantitativa, sendo o universo composto por 46 grupos de pesquisa em turismo. A amostra compreende pesquisadores de 12 grupos de pesquisa em turismo de 8 IES distribuídas em quatro estados. A coleta dos dados se desdobrou por meio de dados extraídos do Diretório de Grupos de Pesquisa/CNPq que apontam o perfil dos grupos, e a partir de um formulário online que permitiu identificar as prioridades de temas abordados nas linhas de pesquisa desses grupos e, averiguar ações de internacionalização e a execução de projetos. Quanto aos resultados o estado de Sergipe concentra o maior número de grupos de pesquisa em turismo do Nordeste e o tempo de atuação da maioria é de 5 anos, denotando um cenário recente e em consolidação, possivelmente, arraigado pelo aumento nos cursos de pós-graduação Stricto Sensu. As linhas de pesquisa e suas temáticas prioritárias mais pesquisadas são gestão, marketing, planejamento e políticas públicas. A internacionalização apresenta-se de forma tímida, uma vez que, mesmo possuindo pesquisadores estrangeiros em suas composições, essa iniciativa não promove resultados significativos para o que se espera dessa dimensão. Por sua vez, mais da metade dos grupos de pesquisa da amostra realizaram, em média, de 6 a 10 projetos, cada. O que se desdobrou em 33 produtos turísticos de cunho técnico e científico, especialmente, artigos científicos e inventários, nos últimos cinco anos (2017-2021). Como considerações finais, percebe-se que, boa parte opera com uma quantidade ínfima de alunos bolsistas, revelando o pouco investimento em recursos financeiros, considera-se que esse é um dos gargalos para o incentivo a novas possibilidades de atuação e ampliação do conhecimento no turismo.