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Cerrado, pantanal e hotelaria em Campo Grande, M.S.
 
     Cerrado, pantanal e hotelaria em Campo Grande, M.S.
     Cerrado, pantanal and hospitality in Campo Grande, M.S.
     CERRADO, PANTANAL Y HOSTELERÍA EN CAMPO GRANDE, M.S.


Autor(es):
Bial da Silva Pache, Líbini Suelen
Paiva, Lilian da Silva
Velasquez, Guilherme Garcia


Periódico: Ateliê do Turismo

Fonte: Ateliê do Turismo; v. 7 n. 1 (2023): Janeiro - Junho; 238-259

Palavras-chave:
Hotelaria; Fruta nativa do cerrado; Fruta nativa do pantanal; Consumo de fruta nativa; Prato regional


Resumo: O Cerrado compõe cerca de um quarto do território brasileiro e possui abundante vegetação, com aproximadamente 12 mil espécies de plantas catalogadas. Quanto ao Pantanal, é também formado por espécies vindas de outras regiões do Brasil e da América do Sul, sendo o número de espécies, inferior àquelas do Cerrado. Buscando responder se há utilização dos frutos nativos do Cerrado e  do Pantanal no cardápio do café da manhã dos hotéis de Campo Grande, Mato Grosso do Sul, o estudo teve por objetivo principal, identificar quais os frutos nativos desse dois biomas são utilizados nos cardápios de café da manhã dos hotéis da capital do estado de Mato Grosso do Sul, Campo Grande. Através de revisão de literatura e coleta de dados num viés quali-quantitativo, a pesquisa ocupou-se em questionar os hotéis de Campo Grande, cadastrados e ativos na Associação Brasileira da Indústria Hoteleira-ABIH-MS, naquilo que diz respeito aos seus serviços de café da manhã. Desses, 27% aderiram à  pesquisa, dentre os quais foi possível evidenciar que os frutos mais comuns oferecidos no café da manhã são: Jabuticaba, Guavira, Jatobá, Bocaiuva, Jenipapo e Pequi, enquanto outros pratos típicos como Saltenha, Chipa e Sopa Paraguaia também se demonstraram fazer parte da maioria dos cardápios locais. A maior dificuldade encontrada por esses hotéis em oferecer pratos com frutos nativos tem sido o acesso aos frutos da região e, em segundo lugar, a falta de interesse dos turistas pelos frutos. A valorização do patrimônio como reforço da identidade de um determinado espaço geográfico através de elementos locais é bastante importante e por isso, este trabalho tenta demonstrar a relevância da valorização através do uso, dos frutos do Cerrado e Pantanal no café da manhã dos hotéis em Campo Grande, M.S.