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A regionalização do turismo no litoral do Paraná (Brasil): análise da rede de interação entre os stakeholders
 
     A regionalização do turismo no litoral do Paraná (Brasil): análise da rede de interação entre os stakeholders
     
     


Autor(es):
Feger, Jose Elmar
Abrahão, Cinthia Maria de Sena
Gândara, Jose Manoel Gonçalves
Aguilar, Carlos Rogelio Virgen


Periódico: Revista Acadêmica Observatório de Inovação do Turismo

Fonte: REVISTA ACADÊMICA OBSERVATÓRIO DE INOVAÇÃO DO TURISMO; Vol. XIII, NO. 3 (2019); 1-25

Palavras-chave:
Turismo; Turismo, Redes Sociais; Política Pública; Região Turística Litoral Paraná (Brasil).


Resumo: A temática abordada no artigo tem como input as relações entre atores envolvidos no processo de implantação da política de regionalização do turismo no Paraná. O objetivo principal foi analisar a relevância dos atores sociais na configuração do turismo da Região Turística Litoral do Estado do Paraná, tomando como referência o nível de relacionamento ocorrido entre eles. A investigação se pauta no referencial teórico metodológico da análise de redes sociais (ARS). Mediante o objeto de estudo, a investigação se caracterizou como de campo, com conotação exploratória, descritiva e quantitativa, sendo, do ponto de vista da abrangência temporal, classificada como cross-sectional. O tratamento e a análise dos dados ocorreram com uso dos softwares UCINET e NETDRAW. Foram analisados: densidade das relações, níveis de centralidade e grau de relações existentes na área de abrangência da região turística, objeto desse estudo. Na análise de resultados, fica destacado o reduzido grau de consistência da rede, o índice de 2,4% indica a baixa densidade de relacionamento entre os atores entrevistados. No que diz respeito aos atores identificados como intermediários das relações entre os demais protagonistas regionais, destacam-se a Prefeitura Municipal de Guaratuba (0,634), Prefeitura Municipal de Pontal do Paraná (0,317), Associação Comercial de Guaratuba (ACIG) (0,211), Associação de Desenvolvimento do Turismo (ADETUR) (0,106) e Associação Comercial de Antonina (ACIA) (0,053). Conclui-se que, apesar de não possuírem um grau de centralidade significativo, as municipalidades revelam-se importantes elos entre os atores regionais. Além disso, observa-se pouca representatividade da instância de governança, que fica em quarto lugar no ranking dos atores identificados como pontes entre os demais envolvidos com o turismo regional.